FAB faz perícia e inicia retirada de avião que caiu em fazenda

Militares da FAB isolaram o local da queda do Super Tucano A-29 (Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)
Militares da FAB isolaram o local da queda do Super Tucano A-29 (Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)

Super Tucano A-29 caiu na tarde desta quarta em Sidrolândia. O piloto, único ocupante, acionou o assento ejetável e sobreviveu.

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciaram, na manhã desta quinta-feira (13), a perícia e a retirada do Super Tucano A-29, que caiu no fim da tarde de quarta- feira (12) em uma fazenda em Sidrolândia, a 70 de Campo Grande.

Segundo a FAB, a aeronave caiu durante um treinamento, às 17h05 (de MS). O piloto, único ocupante da aeronave, acionou o assento ejetável e sobreviveu. Ele foi resgatado minutos após o acidente por um helicóptero da corporação. Uma equipe de 14 militares isolou a área do acidente e passou a noite no local.

O dono da fazenda, Luiz Carlos Burali, de 61 anos, foi avisado sobre a queda do avião pela esposa do capataz da propriedade. “Ela ouviu uma explosão e viu subir a fumaça preta”, contou. Os funcionários também avistaram um paraquedas sobrevoando a área e foram até o local.

Os destroços do avião estão sendo recolhidos pelos militares. A parte que bateu no solo será retirada com a ajuda de uma retroescavadeira e será colocada em um caminhão.

Ainda segundo a FAB, o piloto foi resgatado consciente e sem ferimentos. Ele foi encaminhado para o hospital da Base Aérea, na capital, onde passa poe exames.

Segundo a Aeronáutica, o Super Tucano A-29 trabalhava no controle do espaço aéreo das regiões de fonteira de Mato Grosso do Sul e na interceptação de aeronaves clandestinas.

A FAB infomou que já iniciou as investigações para apurar as causas da queda do avião.

FONTE: G1

Sair da versão mobile