Fim da estrada para o Puma

A Leonardo Helicopters está lançando seu AW149 para o Ministério da Defesa do Reino Unido para suceder o Puma HC2 da Royal Air Force (RAF), que o recente Documento do Comando de Defesa confirmou que será retirado de serviço em 2025.

“O investimento em um novo helicóptero médio em meados da década de 2020 permitirá a consolidação da frota díspar de helicópteros do exército de quatro tipos de plataforma para uma.”

AW149 do Egito – Foto Fabrizio Capenti

Esses helicópteros são o Puma HC2, Bell 212 operado em Brunei, Bell 412 baseado na RAF Akrotiri em Chipre e Airbus AS365 Dauphin usados ​​pelas Forças Especiais do Reino Unido. (O documento lista todos eles como helicópteros do “exército”, mas os Pumas e AB412s são pilotados pela Royal Air Force).

A Airbus se associou à Draken Europe em uma oferta conjunta para atender ao próximo requisito de busca e resgate de segunda geração do Reino Unido (UKSAR2G). A BELL agora está usando combustíveis sustentáveis ​​de aviação para sua frota operada pela Bell Training Academy e para demonstrações. A Avfuel Corporation está fornecendo o combustível.

Airbus H175

O CHC Group vai comprar o negócio de aviação de petróleo e gás offshore do Babcock International Group por um valor não revelado. A unidade da Babcock, com sede em Aberdeen, transporta tripulações para plataformas offshore no Mar do Norte, Dinamarca e Austrália usando cerca de 30 helicópteros, incluindo os Airbus H145s e H175s. A venda deve ser concluída no segundo trimestre de 2021 para fornecer submissões. A adjudicação do contrato está prevista para outubro de 2022, com o serviço agendado para entrar em operação em 30 de setembro de 2024.

A Airbus informou que suas aeronaves e capacidades de suporte, combinadas com a experiência da Draken Europe (anteriormente Cobham Aviation Serviços), fornecerá “um aprimoramento abrangente da próxima geração” para busca e resgate no Reino Unido. A Agência Marítima e a Guarda Costeira pretende ter o UKSAR2G em três lotes, cobrindo “resgate rápido, urgente, de curto alcance, alta resistência, resgate de longo alcance ”e“ asa fixa e potencialmente, busca rápida com UAV”.

BELL 525

A Airbus e a Draken fizeram uma oferta para o SAR do Reino Unido. A Leonardo acredita que o AW149 é ideal para substituir o Puma. A empresa disse: “O AW149 se encaixa no projeto como um helicóptero de função média multi-missão de tipo único, de baixo custo, comprovado. A Leonardo tem uma cadeia de suprimentos AW149 ativa e, portanto, é capaz de entregar aeronaves “militares de prateleira” em menos de 24 meses, antes do atual Puma sair de serviço.”

A Leonardo produz o AW149 em sua fábrica de Vergiate na Itália, mas para o requisito do Reino Unido, a empresa procuraria desenvolver e fabricar o helicóptero em suas instalações de Yeovil. O diretor-gerente do Reino Unido, Nick Whitney, disse: “A Leonardo tem trabalhado em estreita colaboração com o governo do Reino Unido nos últimos tempos e muito congratula-se com os anúncios e oportunidades que podem resultar do avanço das parcerias indústria / governo. Reconhecemos muito claramente a responsabilidade da indústria de se adaptar ao novo ambiente, que o governo delineou.”

AW149 da Tailândia

Voado pela primeira vez em 2009, o AW149 é “configurável para uma ampla gama de missões exigentes”, incluindo reabastecimento, levantamento de carga, transporte de tropas, evacuação de vítimas, apoio aéreo aproximado, busca de combate e resgate e operações especiais. Seus atuais operadores são a Marinha Egípcia, o Exército Real da Tailândia e a Polícia Real da Tailândia.

Os prováveis ​​concorrentes do AW149 para o requisito do Reino Unido são os helicópteros Airbus H175, NHIndustries NH90 e Sikorsky UH-60 Black Hawk.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Air international

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