Finlândia renomeia o Programa HX para Programa F-35

O programa de substituição da frota de caças F-18 Hornet foi lançado pelo Ministério da Defesa em outubro de 2015, sendo chamado de Programa HX de acordo com a fórmula tradicional da força aérea, sendo a primeira letra correspondente à aeronave a ser substituída (Hornet = H ) e a letra X usada para identificar o candidato a sucessor.

O caça multiuso que vai substituir a frota finlandesa de Hornet é o Lockheed Martin F-35A Lightning II. O diretor do Departamento de Logística das Forças de Defesa, assinou os documentos da LOA para aeronaves F-35A e seus serviços de manutenção na sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022, em Tampere. O Ministro da Defesa, por sua vez, assinou um acordo de cooperação industrial para a aquisição do HX na mesma data em Helsinque.

A fase de implementação já começou, e o nome do Programa HX foi alterado para Programa F-35 por decisão do Ministro da Defesa.


O logotipo do projeto também foi redesenhado para corresponder ao nome.

Os primeiros F-35A entrarão em serviço na Finlândia com o Comando Aéreo da Lapônia em 2026. A frota atingirá o FOC (Full Operational Capability) até 2030, quando todas as 64 aeronaves estarão em serviço com os Comandos Aéreos da Lapônia, Karelia e Satakunta.

Sair da versão mobile