Força Aérea Argentina incorpora o helicóptero Bell 407 GXI

O Ministro da Defesa, Jorge Taiana, e o chefe da Aeronáutica, Brigadeiro Xavier Julián Isaac, conduziram hoje, na IV Brigada Aérea de Mendoza, a cerimônia de incorporação do novo helicóptero Bell 407 GXI à Força Aérea Argentina, financiado através do Fundo de Defesa Nacional (FONDEF). Essa aeronave versátil e de alto desempenho é a primeira de seis unidades adquiridas em conjunto e três serão destinadas à Aeronáutica e três ao Exército.

“Temos atrás de nós oito aeronaves Pampa fabricadas na FAdeA, temos quatro helicópteros LAMA, dos quais três foram recuperados, isso é uma amostra da capacidade de reparo e modernização do nosso material”, disse Taiana, e acrescentou: “Mas o FONDEF também prevê a compra de material novo, por isso hoje incorporamos o Bell 407, selecionado graças a uma árdua seleção do material adequado às necessidades das nossas Forças Armadas. Este é o primeiro Bell, ano que vem teremos mais dois para o Exército e em 2025 teremos mais dois para a Aeronáutica.”

Da mesma forma, o chefe da pasta comentou: “É por isso que os pilotos têm treinado juntos, tanto da Aeronáutica quanto da Aviação do Exército, demonstrando que a união é uma tarefa que vai de cima para baixo e que penetra nos diferentes níveis. Precisamos de Forças Armadas, equipadas, modernizadas, desdobradas em todo o território e com capacidade de dissuasão para controlar o nosso território, a nossa população, as nossas riquezas, o nosso mar e claro, tudo o que tem a ver com a nossa soberania, porque o oitavo país em extensão do mundo, não pode ser concebido sem as Forças Armadas”, concluiu Taiana.

Por sua vez, Isaac afirmou: “Essa é apenas a primeira aeronave das seis que estão previstas para chegar, isso nos dá a magnitude que o FONDEF tem de recursos, previsibilidade, planejamento, mas também há trabalho, comprometimento e profissionalismo das pessoas que estão lá, envolvidos e aqui começamos a ver isso, que está apenas começando, mas faz parte de um processo. Quero muito resgatar, que como diz o FONDEF, é assim: recuperar, modernizar e adquirir. Recuperar o que tem potencial. Como você vê os LAMA aqui, há alguns anos só havia um. Hoje temos quatro. Quando temos que modernizar, nós modernizamos e quando temos que adquirir material novo, nós adquirimos”.

Durante o evento, foi realizado um pequeno desfile aéreo no qual participaram aeronaves Pampa e passou o novo Bell 407 GXI, escoltado por helicópteros LAMA. O tradicional batismo também foi realizado para comemorar esta aquisição.

O Bell 407 GXI é um helicóptero leve, de monoturbina e multifuncional, equipado com tecnologia de ponta que o torna adequado para uma ampla gama de missões. Com rotor principal de quatro pás e cabeça de rotor composta, o 407 GXI se destaca pela manobrabilidade e configurabilidade para diversas missões e cargas úteis.

Esta nova aeronave da Força Aérea Argentina está equipada com motor Rolls-Royce 250-C47E B/8, que lhe permite atingir uma velocidade de cruzeiro de até 133 nós (aproximadamente 246 km/h) e está equipada com avançados aviônicos Garmin. O G1000H NXi, que melhora a segurança das operações, principalmente em condições de baixa visibilidade.

O Bell 407 GXI provou ser excepcionalmente adequado para operações em altas montanhas, tornando-o uma adição valiosa para tarefas de busca e salvamento em regiões de difícil acesso.

Além disso, sua capacidade de transportar pacientes com atendimento de alta complexidade, cargas para assistência humanitária e transportar passageiros o torna extremamente versátil em diversos ambientes geográficos.

A aquisição destas unidades significa um salto tecnológico de última geração, pois conta com enormes avanços na navegação aérea devido ao Garmin 1000 que facilita ao piloto o controle constante de todos os parâmetros do motor e de voo reunidos em um único instrumento. Além disso, está associado a um sistema de alertas e alarmes que reduzem a carga de trabalho do piloto na realização de diversas missões e aumentam o raio de ação, podendo voar a uma velocidade de 130 nós, com maior autonomia em voo.

 

O Serviço de Busca e Salvamento (SAR) é um compromisso assumido pela República Argentina como Estado Membro da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), que se realiza através de um complexo sistema composto por Serviços de Controle de Tráfego Aéreo, o Alerta de Socorro por Satélite Atendimento do sistema internacional COSPAS-SARSAT e aeronaves públicas.

Neste sentido, com base nas análises técnico-operacionais realizadas conjuntamente por ambas as Forças, o helicóptero Bell 407 GXI revelou-se a aeronave selecionada como a melhor alternativa, pois, graças às suas características, permite-lhe executar, tanto em na planície e nas zonas de montanha, o Serviço de Busca e Salvamento, tirando pleno partido das capacidades disponibilizadas pelos helicópteros, considerando-os o meio mais adequado para a realização de busca e salvamento de pessoas e evacuação aeromédica.

O Helicóptero Bell 407 derivado do modelo Bell 206L (Jet Ranger), em sua mais moderna versão GXI, pode atingir Teto Máximo de Serviço de 20.000 pés (6.096 metros). É um helicóptero com presença em diversos países, em companhias aéreas, corporações, governos e operadores privados, com resultados comprovados.

Este helicóptero passará a fazer parte da IV Brigada Aérea, em Mendoza, e juntamente com os helicópteros 315B Lama e o Cessna C-182, servirá no III Esquadrão de Busca, Resgate e Tarefas Especiais, do Grupo 4 de Caça.

FONTE: FAA

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