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Home Aviação

Força Aérea Brasileira compra 3 novas aeronaves de Busca e Resgate

Luiz Padilha por Luiz Padilha
06/05/2014 - 13:26
em Aviação
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SC-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV)
SC-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV)

Na FAB, o C-295 recebe a designação C-105A Amazonas, e a versão SAR tem a designação SC-105. Segundo informações, essas três novas aeronaves irão para a base aérea de Campo Grande (2º/10ºGAV Esquadrão Pelicano).

Esperamos que o modelo adquirido venha com os mesmos equipamentos usados em outros países.

COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA AERONAVE DE COMBATE

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 1/2014

No Processo: 67701.012460/2008-10. Objeto: Aquisição de 03 (três) aeronaves de busca e resgate.

Autoridade Solicitante: Brig Ar José Augusto Crepaldi Affonso. Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Juniti Saito.

Contratada: EADS CONSTRUCCIONES AERONÁUTICAS S.A. SOCIEDAD UNIPERSONAL.

Justificativa: Manter a padronização requerida pela estrutura de apoio logístico da aeronave.
Valor: C= 186.765.476,00 (cento e oitenta e seis milhões, setecentos e sessenta e cinco mil e quatrocentos e setenta e seis euros)
 

Amparo Legal: Inciso XIX do art. 24, da Lei nº 8.666/93.

C 295 SAR

Tags: C-295 SAREADSEsquadrão Pelicano (2º/ 10º GAV)
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Comentários 18

  1. Martinho says:
    8 anos atrás

    Excelente aquisição. Uma ótima aeronave!! Parabéns FAB.

    Responder
  2. fernandobill says:
    8 anos atrás

    Jr,
    NA FAB, SC 295 pelo menos na fuselagem,difere do C 295.
    OS SC 295 tem 2 janelas em forma de bolha para facilitar a visão em caso de busca.Isto parece ter vindo de fábrica e não é uma adaptação.

    Responder
  3. Jr says:
    8 anos atrás

    Estão dizendo por ai que além das três aeronaves que são modelos exclusivos SAR portanto, naturalmente mais caras o pacote incluiria a logística, manutenção e um outro SIMULADOR igual ou parecido com o que a FAB já tem do C-295. As três aeronaves viriam completas portanto, diferente das aeronaves que temos que são meros C-295 adaptados as funções de SAR. Se o que estão dizendo por ai for verdade ai sim faria sentido esse preço de quase 187 milhões de euros.
    Vamos aguardar para ver se isso se confirma.

    Responder
  4. willHorv says:
    8 anos atrás

    Também havia escutado de 12 + 8, mas não sei se vingou. Mas quantos são exclusivos SAR agora? 6?

    Responder
  5. fernandobill says:
    8 anos atrás

    A FAB comprou 12 aeronaves,e depois foi noticiado que compraria mais 8.
    Estes 8 se concretizaram ou foi reduzida para 3 unidades?

    Responder
  6. RobertoCR says:
    8 anos atrás

    E porque viriam com equipamentos diferentes de outros países?

    Responder
  7. mauricio matos says:
    8 anos atrás

    Nós temos que levantar as mãos para o céu que foi 3 novos aviões não foi sucata reformada mesmo com o preço caro mais pelo menos aos poucos estamos deixando essa mania de comprar aviões usados até o osso de outros países. Tem que bater 3 vezes na madeira

    Responder
  8. poorman says:
    8 anos atrás

    Uma coisa não entendo. Estes aviões foram comprados para substituir os Buffalos. Segundo falam são frágeis para substituição direta e a melhor escolha técnica seria o Spartan. Agora em busca de padronização se compra mais três? É uma matemática que não fecha.
    Outra coisa, os novos três vão vir com os winglets? Valeria a pena instalar nas outras aeronaves?

    Responder
    • Topol-M says:
      8 anos atrás

      O Alenia C-27J Spartan é ainda mais caro, maior, mais pesado e no entanto seu alcance e capacidade de carga são pouca coisa superiores ao C-295, o que torna o nosso Amazonas mais viável. Como a FAB já contava com uma frota de 12 aviões não faria sentido comprar agora o Spartan e ter que criar toda uma logística para eles, agora esse preço aí, pelamordedeus, encontrei fontes que citam valores bem menores…

      Responder
      • poorman says:
        8 anos atrás

        Não seria comprar o Spartan agora, falo que teoricamente deveria ser uma melhor escolha técnica frente ao C-295 lá atrás considerando a rusticidade do velho Buffalo. Hoje, portanto faz sentido manter a cadeia logística.
        Só nos resta lembrar do espetacular vídeo do Spartan no Farnborough Airshow …

        Responder
      • Gilberto Rezende/RS says:
        8 anos atrás

        Será que não está incluída na nova aquisição o preço de instalação dos winglets para as 12 unidades já adquiridas ?
        Aí sim se justificaria este preço salgado…

        Responder
  9. Topol-M says:
    8 anos atrás

    Só uma pergunta, perdoem a minha ignorância, mas um esquadrão de busca e salvamento marítimo não deveria estar baseado mais próximo ao nosso litoral? Ou a opção de deixá-lo estacionado e m Campo Grande/MS, bem no meio do continente, foi estratégica para obter ganho de alcance ao realizar missões de patrulhamento de SAR no Pacífico Sul sobrevoando o território da Bolívia e do Chile ?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      8 anos atrás

      Salvamento e resgate não quer dizer salvamento marítimo. O avião pode realizar em ambos os cenários.

      Responder
  10. stadeu says:
    8 anos atrás

    Está batendo a impaciência e não vão nem esperar chegar o KC, mas tudo bem, excelente aquisição, e SAR é SAR meu velho.

    Responder
  11. Eder Albino says:
    8 anos atrás

    R$578.786.210,12 aproximadamente na cotação de hoje. Cerca de R$ 192.928.367,08 por aeronave, mas esse valor não é só do avião, com certeza está incluso ai logística, manutenção e sobressalentes. Pelo menos espero que seja, porque esse valor é salgado!

    Responder
  12. Carl-Carl says:
    8 anos atrás

    Por esse preço é melhor que esses C-105, estejam bem rechiados com equipamentos de ultima geração, mas mesmo assim me parece muito caro.

    Agora a FAB vai contar com 15 aviões C-105.

    Responder
  13. eneas says:
    8 anos atrás

    Opa, boa notícia! Somados aos já existentes na FAB, quantos C-105 temos ao todo?

    Responder
  14. Jr says:
    8 anos atrás

    Três aeronaves por 186 milhões de euros????????????
    Essa conta não ficou meio salgada não?

    Responder

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