Força Aérea dos EUA enfrenta gaps críticos no reabastecimento aéreo

Boeing KC-46 Pégasus




Por Jennifer H. Svan

O fracasso da Boeing em entregar seus novos reabastecedores aéreos KC-46 Pegasus dentro do cronograma pode forçar os militares a depender de empresas de defesa privadas ou continuar usando aviões-tanques antigos para atender às suas necessidades, disse o alto oficial do Comando de Transporte dos EUA.

“Temos que descobrir uma maneira de mitigar o atraso no campo do KC-46”, disse o general Stephen Lyons na terça-feira, enquanto falava no Conselho do Atlântico em Washington. A Força Aérea já planejou a retirada de um número seleto de seus KC-135 Stratotankers e KC-10 Extenders, mesmo quando o programa KC-46, dirigido pela Boeing, lutava para desenvolver e colocar novos aviões-tanque, disse ele.

KC-135 Stratotankers

“Se não tomarmos cuidado, veremos um mergulho real nas tarefas para a força conjunta”, disse Lyons, referindo-se ao número de aeronaves-tanque prontas para missões. Ele disse que estava trabalhando com a Força Aérea para preencher as lacunas, “para que tenhamos uma cobertura contínua da força conjunta enquanto trabalhamos com os problemas do KC-46”.

KC-10 Extender

A Força Aérea tem procurado substituir seus KC-135 da era Eisenhower desde o início dos anos 2000. A USAF tem 153 dos reabastecedores em unidades de serviço ativo e outros 243 na Guarda Nacional, informou a Força Aérea em seu site. Em 2008, o serviço selecionou uma versão tanque modificada do avião comercial Airbus A330 sobre a oferta da Boeing de um derivado do 767. Mas essa decisão foi anulada depois que a Boeing reclamou do processo de seleção e, em 2011, a Boeing venceu a licitação renovada para um avião-tanque capaz de reabastecer no meio do voo, aviões de combate e outras aeronaves. No entanto, a Boeing não forneceu asoaeronaves desde que ganhou o programa de US $ 44 bilhões.

A empresa prometeu entregar 18 aeronaves prontas para combate até 2017, mas os líderes da Força Aérea disseram que isso provavelmente não acontecerá por mais alguns anos. Enquanto isso, a Força Aérea recebeu 30 aviões-tanque para fins de treinamento, enquanto a Boeing continua corrigindo alguns dos problemas da aeronave, incluindo um problema com as câmeras usadas para guiar o boom de 59 pés em um receptáculo de combustível no receptor dos aviões. Algumas soluções para o déficit de aviões-tanque incluem a “capacidade de reter um certo número de aeronaves, disse Lyons, referindo-se aos KC-135 e KC-10.

Reabastecedor privado KDC-10 da Omega Tanker

O arrendamento de aeronaves comerciais “aliviaria a pressão”, disse ele, mas os limites incluem não poder empregar aeronaves civis em um ambiente de combate. “Acho que vale a pena dar uma olhada”, disse ele. O reabastecimento aéreo é “a capacidade mais estressada” do Comando de Transportes, disse Lyons.

FONTE: Star and Stripes

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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