Força Aérea Portuguesa recebeu o primeiro P-3C adquirido da Alemanha

Chegou nessa sexta-feira (9) o primeiro de seis aviões P-3C Orion adquiridos pela Força Aérea Portuguesa do Governo Alemão. Depois do voo entre a Base Naval de Nordholz e a Base Aérea N.º 11 em Beja, o primeiro P-3C Orion pousou por volta das 14h20.

Este é o primeiro de seis aviões adquiridos no contrato celebrado entre o Governo português e o Governo alemão, que contempla todo o inventário da frota P-3C disponibilizado pela Alemanha, que além das seis aeronaves, ainda contempla conjuntos Mid-Life Upgrade (MLU), sobresselentes, equipamentos de apoio, bancadas de teste e simuladores de voo e de procedimentos táticos.

Os seis aviões vão agora ser integrados à Esquadra 601 – “Lobos” que já opera a versão P-3C CUP+ Orion, responsável por realizar a vigilância do Espaço Estratégico de Interesse e a cobertura de toda a área das duas regiões de informação de voo e de busca e salvamento sob jurisdição de Portugal, contribuindo decisivamente para as missões de busca e salvamento de longo alcance, o que garante a salvaguarda da vida humana nos casos de acidente ou de situações de emergência ocorridos no mar.

De acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 102/2023, “a aquisição de todo o inventário da frota proveniente da Alemanha surge como uma oportunidade de garantir a operação do sistema de armas P-3C CUP+ nos próximos anos, assegurando a sustentação com níveis elevados de disponibilidade, pois, sem tais recursos, o incremento das atuais taxas de disponibilidade das aeronaves, que progressivamente vão reduzindo devido aos períodos de manutenção para as quais não existe material disponível no mercado, ficará comprometido”.

O processo de aceitação, que antecedeu o voo de entrega, ocorreu no dia 6 de fevereiro na Alemanha, como resultado da colaboração entre a Marinha Alemã, a Força Aérea e a Autoridade Aeronáutica Portuguesa.

FONTE: FAP
FOTOS: FAP/Marineflieger
ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile