FOTOS – Grumman F 14 Tomcat com a nova camuflagem da IRIAF

Uma rara cena de aparição ao mundo exterior, um F 14 Tomcat da Força Aérea Islâmica do Irã, com uma nova camuflagem em três tons, imitando gráficos. Especula-se que o Irã possua ainda em condições de vôo , um pouco mais de uma dúzia desta aeronave. Ao que parece os caças F-14 Iranianos têm, aparentemente, estado muito ativo na derrubada de inúmeros drones estrangeiros que operam dentro e nas imediações do espaço aéreo iraniano (incluindo a ilha Khark) desde 2006.

Com a aposentadoria do Grumman F- 14 Tomcat do serviço da Marinha dos EUA, o Irã é hoje o único operador deste poderoso caça- interceptor. Alegadamente o F- 14AM tem um novo ECM (contramedidas eletrônicas), novo RWR (receptor de alerta radar), novo INS ( sistema inercial de navegação integrado/GPS) e telas multifunções para o piloto e o WSO . Também supostamente pode transportar uma grande variedade de armas procedentes dos EUA, iraniana, chinêsa ou russas, incluíndo mísseis ar-ar R- 73E, AIM-54A+ (designado localmente como Fakur-90), AIM -54A, AIM-7E-4, AIM-9J e MIM-23C.

A desenvoltura dos iranianos para manter seus Tomcats voando e operacionais (desde meados da década de 80), não pode mais ser objeto de especulação por parte da comunidade de defesa ocidental. As agências de inteligência ocidentais e norte-americana, nos últimos 25-30 anos, insistiu que o Irã não poderia manter sua frota de Tomcats e seus complexos sistemas e armas em condições operacionais.

No final de 1986, a Inteligência do Pentágono, a CIA, a USN e os engenheiros da Grumman realizaram uma avaliação de 132 partes “sensíveis” do F- 14. O objetivo era determinar se o Irã seria capaz de fabricar essas partes, ou pagar alguém para fazê-lo, e se assim for, quem? A conclusão foi de que o Irã estava de fato fabricando peças de reposição para sua frota de F -14 A.

É importante lembrar que os F-14 da IRIAF sempre operaram em terra e a fuselagem desses Tomcats nunca foram submetidos ao estresse de uma catapulta e de um pouso enganchado como os F-14 da US Navy. Isto ajuda a entender e estender dramaticamente a vida das fuselagens, especialmente para uma aeronave naval projetada para tal estresse.

 

FONTE : theboresight.blogspot.com.br

FOTOS : globalmilitaryreview.blogspot.com.br

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : Defesa Aérea & Naval

 

 

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