Fragata portuguesa opera com Super Lynx alemão embarcado pela primeira vez

A fragata Corte-Real (F 332) embarcou esta semana uma aeronave Super Lynx MK88A, da Marinha alemã, e respetivo DAE (Destacamento Aéreo Embarcado) constituído por 19 militares alemães.

Esta cooperação pioneira, entre as duas Marinhas, visa compartilhar das experiências e procedimentos inerentes à operação de duas plataformas distintas, permitindo alavancar a capacidade de atuação combinada das duas Marinhas, no quadro da OTAN e no reforço da segurança marítima europeia.

Essa é a primeira vez que uma fragata portuguesa embarca um DAE estrangeiro, tendo-se iniciado os preparativos para a concretização desta cooperação em meados de 2019, os quais incluíram conversações e visitas técnicas ao NRP Corte-Real.

O helicóptero, junto com o seu DAE, permanecerá integrado na fragata Corte Real como aeronave orgânica, até ao mês de dezembro, quando está previsto a fragata portuguesa, Navio Capitânia da Standing Nato Maritime Group 1 (SNMG1), navegar nas águas frias do Mar da Noruega e a Norte do círculo polar Ártico.

A frota de helicópteros Super Lynx Mk95 da Marinha Portuguesa, integrada há 25 anos nas fragatas da classe Vasco da Gama e há 11 anos nas fragatas da Classe Bartolomeu Dias, está em processo de modernização na Leonardo Helicopters (Reino Unido).

No início de 2021, está prevista a entrega da primeira aeronave modernizada (Mk95A), que irá iniciar o processo de qualificação dos tripulantes e redefinição dos procedimentos operacionais.

FONTE e FOTOS: Marinha Portuguesa

Sair da versão mobile