França solicita pagamento antes da entrega dos SEM à Argentina

A França reteve a entrega de cinco aeronaves Super Etendard Modernisé (SEM), vendidas à Argentina, uma vez que esta última ainda não efetuou o respectivo pagamento do aposentado caça naval francês.



O contrato de US$ 14,5 milhões para a aquisição de cinco SEM, um simulador e motores sobressalentes, foi assinado em 26 de janeiro pelo presidente argentino Mauricio Macri e o homólogo francês Emmanuel Macron mas, no entanto, Paris ainda está aguardando o pagamento de Buenos Aires para transportar as aeronaves para a Argentina, informou a La Tribune nesta terça-feira.

A Argentina planeja empregar os Super Etendard Modernisé durante o encontro do G20, previsto para ocorrer em 2018, visando fornecer proteção do espaço aéreo.

A Argentina colocará três, dos cinco SEM em serviço, enquanto os outros dois caças serão usados ​​como fonte de peças de reposição aos Super Etendard da Aviacion Naval Argentina, que se encontram atualmente “groundeados”.

Em 1979, a Armada Argentina (ARA) comprou 14 Super-Etendard da Dassault. Em 1982, durante a Guerra das Falklands/Malvinas, esses caças realizaram dois ataques bem sucedidos contra a Força Tarefa britânica durante o conflito no Atlântico Sul, afundado o destróier Type 42 HMS Sheffield e o navio Atlantic Conveyor.



Sair da versão mobile