Frontex seleciona a Airbus e a IAI para Vigilância Aérea Marítima com Sistemas de Aeronaves Pilotadas Remotamente (RPAS)

Bremen, 20 de outubro de 2020 – A Agência Europeia da Guarda Costeira e de Fronteiras (Frontex) assinou um contrato com a Airbus Defence and Space Airborne Solutions (ADAS), uma subsidiária 100% da Airbus Defence and Space e líder de mercado global em serviços RPAS, e seus parceiro de longa data, Israel Aerospace Industries (IAI), para operar o RPAS de Média Altitude Longa Resistência para serviços de Vigilância Aérea Marítima.

O serviço será prestado na Grécia e/ou Itália e/ou Malta no âmbito de um contrato-quadro. O serviço inclui o fornecimento de uma plataforma RPAS, carga útil, equipamento e capacidade de comunicação, armazenamento de missão e todos os especialistas necessários para gerenciar o sistema e fornecer suporte operacional. De acordo com o contrato, a Airbus e a IAI fornecerão o serviço para atribuições pré-planejadas, bem como para ligações ad-hoc.

O RPAS HERON naval da IAI atende uma gama de clientes em todo o mundo e faz parte da conhecida “família Heron” que acumula mais de 450.000 horas de voo, dia e noite em todas as condições meteorológicas. O sistema é capaz de voar mais de 24 horas em configuração operacional total e cria uma imagem naval abrangente, em tempo real, em áreas geográficas para potenciais interesses de vigilância, por exemplo, no contexto de atividades de monitoramento europeu coordenadas.

Os RPAS serão equipados com cargas úteis dedicadas versáteis (eletro-óptico para o dia e infravermelho para fins noturnos, radar de patrulha marítima feito pelo IAI e sistema de identificação automática), equipamento de comunicação relevante e controle de missão terrestre correspondente e suporte. A plataforma de vigilância Heron usa um link direto ao voar dentro da Linha de Visão (LOS), mudando perfeitamente para um link de satélite ao voar além da linha de visão (BLOS) para transmitir informações em tempo real ou quando necessário para voar baixo a altitude sobre o mar. Esta informação é transmitida ao centro de comando e controle da Frontex, bem como aos centros das respetivas guardas costeiras.

Numerosos testes foram realizados com sucesso nos últimos anos para confirmar e destacar os benefícios dos sistemas aéreos não tripulados em termos de vigilância precisa e de longa duração. O Heron naval está sendo usado, entre outros, pela Marinha israelense como sua principal ferramenta de patrulhamento, realizando com sucesso tarefas de reconhecimento e segurança por muitos anos. Mike Hoofdmann, CEO da ADAS, sublinhou que este contrato de vigilância marítima de longa duração para a Frontex marca um novo marco para a empresa estender os seus serviços operacionais não tripulados bem-sucedidos para clientes militares e também a partes interessadas civis, como a Frontex e eventualmente outras agências.

“Este contrato dá-nos a oportunidade de provar o nosso desempenho a nível europeu. Nós da Airbus, juntamente com nosso parceiro IAI, assumimos um compromisso essencial com o monitoramento e a segurança das fronteiras externas europeias e, assim, contribuímos para a estabilidade na Europa”, acrescenta Hoofdmann.

“A IAI saúda a assinatura do contrato com a Frontex e a conquista deste marco com o Heron naval. O Heron cumpriu com sucesso todas as missões, superando as expectativas dos seus operadores. Voar no espaço aéreo civil da Europa é um progresso importante para o IAI e uma prova sólida para a capacidade do RPAS de voar em rotas civis. Acredito que este contrato abrirá as portas para mais mercados civis”, disse o vice-presidente executivo e gerente geral do Grupo de Aeronaves Militares da IAI, Moshe Levy.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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