Futuro da FAdeA está condicionado ao sucesso do KC-390

Por Martin Boerr

Em meio a especulações de um ultimato que o governo deu ao diretores da Fábrica de Aviões Argentina (FAdeA), a diretoria da empresa se reuniu no Brasil com a diretoria da Embraer para analisar o andamento do projeto KC-390.

O KC-390 é uma aeronave de transporte médio do projeto, equipado com dois motores a jato, com capacidade para transportar até 21 toneladas de carga e projetado pela empresa aeronáutica brasileira. Até agora foram construídos três protótipos do KC-390 e a Embraer espera certificar militarmente ainda este ano. O projeto foi adiado pela crise econômica e política que o Brasil experimentou em 2016 e que levou à saída de Dilma Rousseff da presidência e sua substituição por Michel Temer.

FAdeA é um dos três fornecedores internacionais deste projeto da Embraer que também tem fornecedores de partes da aeronave em Portugal e na República Checa.

Com quase todos os outros projetos parados ou semi-estagnados, o contrato com a Embraer é uma das mais fortes chances da FAdeA encontrar uma produtiva e até mesmo exportar. Em 2011 FAdeA assinou acordos com a Embraer, investiu 35 milhões de dólares e em 2014 começou a entregar as primeiras partes.

Um programa com seis peças

O programa estabelece a produção pelas FAdeA de seis conjuntos: Porta do trem de pouso dianteiro, spoilers, rack eletrônico, carenagem do flap, portas de carga e cone de cauda.

No início deste mês, o vice-presidente de FAdeA, Fernando Sybil, e gerente geral, Juan Carlos Dewez, com a cabeça do KC-390, junto ao chefe do programa Jorge Castagneris, visitou as instalações da fábrica brasileira nas cidades de São José dos Campos e Gavião Peixoto.

O objetivo das reuniões foi a apresentação pela FAdeA do progresso do programa do projeto e avaliar futuras entregas, enquanto os gerentes de projeto na Embraer informaram sobre a situação dela.

De acordo com um comunicado divulgado pela FAdeA e do Ministério da Defesa da Argentina, “a apresentação feita pela diretoria da empresa brasileira sobre o trabalho da fábrica Argentina foi positiva e, com relação ao acompanhamento do programa KC-390, o cumprimento de cada objetivo de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Embraer, assim como diferentes ações futuras foram coordenadas”.

Como parte do acordo entre a Embraer e a FAdeA, a Argentina concordou em comprar quatro unidades do KC-390.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Infodefensa

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