Gripen E/F: Testes baseados em modelos são um fator de mudança



Um dos marcos mais importantes do programa Gripen E em 2018 foi a verificação dos modelos Gripen E, juntamente com uma série de testes que foram efetivamente realizados.

“Estar cada vez mais certo de que os modelos que criamos nos computadores, e testados nos simuladores e nas plataformas, são precisos quando os pilotos sobem e pilotam o caça, é muito reconfortante. Também prova que foi o passo correto para usar a engenharia baseada em modelos, tanto quanto possível, no programa Gripen E ”, diz Jonas Hjelm, chefe da Saab Business Area Aeronáutica, no recentemente realizado Seminário Gripen na Suécia.

Os modelos Gripen baseados em computadores da Saab, são o resultado de todo o conhecimento e experiência adquiridos em mais de 75 anos de construção de aeronaves. Desde o primeiro dia, o Gripen E foi conceituado como um caça que seria desenvolvido usando os métodos mais eficientes.

O desenvolvimento baseado em modelo garante que os erros de projeto sejam detectados e corrigidos em um estágio inicial. Isso não só proporciona eficiência de custos, mas também garante que cada nova aeronave seja mais fácil e rápida de montar e desenvolver. O desenvolvimento baseado em modelo também reduz o número de horas de voo durante o teste. “Nós ainda vamos voar muito, mas será muito menos em comparação com os programas de testes de nossos sistemas anteriores, cerca de 20 anos atrás”, diz Jonas.

“Usamos o projeto e a engenharia baseados em modelos para reduzir os prazos de entrega e o custo do Gripen E”, acrescenta.

FONTE: Gripen Blog

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



Sair da versão mobile