O Defesa Aérea e Naval enviou um questionamento à SAAB Brasil sobre a notícia de que a Colômbia teria optado pela compra do Gripen para substituir os caças Kfir, que nos enviou a resposta abaixo:
“Estamos cientes dos artigos na imprensa, no entanto, no momento não estamos em posição de fornecer mais comentários. Estamos em diálogo com a Colômbia sobre a venda do Gripen, mas atualmente não há nenhum contrato assinado.”
Espero que o contrato com SAAB esteja em paz. Há poucos dias foi noticiado intervenção americana nos negócios do Brasil e Suécia.
Considerando que ao governo colombiano suspendeu relações diplomáticas com Israel e participa do boicote internacional contra o Estado Judeu, qual a chance de comprar o gripen E/F com componentes israelenses?
Comprarão uma versão modificada ou as versões C/D?
Se bobear a colombia vai comprar uns novo e “Ganhar” uns usados para reposição imediata ( dentro de 1 a 2anos) já que pelas brigas ideológicas os kfir estão sem ajuda israelense.Eu negociaria assim, compro 18 ou 24, mas me manda 6 de brinde …kkk
Porque nos preocuparmos com uma possivel relação de comércio entre esses paises? Julgo que precisamos maturidade política para entender que quem resguarda os interesses nacionais de um País são suas FA. A partir desse grau de recepção arregaçar as mangas e investir em C&T reduzindo-se o “gap” tecnológico e prospectar mecanismos de segurança e defesa baseados tanto na diplomacia dos governantes quanto ma diplomacia militar.
Parte do gripen pode fer fabricado no Brasil, devido ao acordo de compra da FAB.
E também há a possibilidade, mesmo que remota, de que venha a ser montado pela Embraer em Gavião Peixoto, SP.
Porque seria muito positivo à parceria Brasil-Suécia-Saab-Embraer. Não se trata de ingerência na opção colombiana, mas simplesmente uma curiosidade que se confirmada melhora a posição estratégica da FAB e do complexo aeroespacial brasileiro.
Essa Aeronave Espetacular, é a Ideal para o BRASIL 🇧🇷 , o resto é chororó e Fuxicos de Militares , mais conhecidos como Maria vai com as outras .
Nota diplomática que não esclarece qual o status de possível negociação…mas que seria uma excelente escolha tanto técnica quanto estratégica para Bogotá…
Informações VEICULADAS, não vinculadas. Aconselho corrigir o título.
Uma posição prudente diante daquilo que ainda é uma especulação, acredito que o Gripen tenha um bom potencial para ser o novo caça da FAC.
Espero que o que foi levantado seja real e que em poucos meses possamos ver a formalização de um contrato.