H-36 Caracal: A FAB realizando REVO com helicópteros

H225M CSAR

Por Guilherme Wiltgen

Com o recebimento previsto para este ano da primeira aeronave da versão operacional do H-36 Caracal (H225M), pela Força Aérea Brasileira (FAB), os pilotos do Esquadrão Falcão (1°/8°GAV), sediado em Belém (PA), vão iniciar nos próximos meses o treinamento para realizarem Reabastecimento em Voo (REVO). Para isso, vão voar os caças A-1B e F-5FM para aprenderem as técnicas utilizadas para este tipo de missão.

Esta versão do H-36 Caracal será a primeira aeronave de asas-rotativas da América Latina a possuir uma sonda de reabastecimento em voo, que possibilitará realizar REVO com os atuais KC-130 Hércules e futuramente com o KC-390.

Apesar da sonda ser retrátil, e de se estender à frente durante o REVO, o rotor principal do H-36 estará girando a uma distância de 1,00m da mangueira de reabastecimento do avião-tanque, o que torna este tipo de operação muito complexa, exigindo total concentração e destreza por parte dos pilotos.

Treinando REVO

Em uma das etapas iniciais, os pilotos do 1°/8°GAV vão treinar o voo na ala do KC-130 do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), para em seguida, iniciar o processo de familiarização já a bordo dos A-1B e F-5FM. “Será feito treinamento com a aeronave reabastecedora até a posição de pré-contato, afim de adestrar os pilotos do Esquadrão Falcão neste tipo de voo, mas sem conexão com a mangueira e/ou transferência de combustível”, explicou o TC Marcelo Figueiras.

      

A possibilidade de realizar REVO vai proporcionar à FAB um ganho operacional muito grande, como por exemplo nas missões de SAR em alto-mar. Na sua versão básica, o H-36 tem autonomia de 3:50hs de voo, o que é suficiente para realizar um salvamento a 250Km da sua base, proporcionando 60 min de busca e 15 min para realização do resgate em si. Com a adoção da sonda, segundo o chefe da Engenharia da Helibras, “Não há restrições. Em termo de sistema, não existe limitação.” disse Walter Filho com relação a ampliação da autonomia.

Combat-SAR (C-SAR)

Do total de aeronaves H225M (ex-EC725) destinadas à FAB, dentro do programa H-XBR, oito serão da versão operacional, que são semelhantes as aeronaves utilizadas pelas Forças Armadas francesas em missões de operações especiais e C-SAR.

Os novos helicópteros da FAB serão dotados de modernos sensores integrados de auto-defesa (IDAS – Integrated Defensive Aids Suite), como RWR (Radar Warning Receiver), LWS (Laser Warning Systems), MAWS (Missile Approach Warning Systems), que proverão capacidade de detectar radares e mísseis inimigos, aumentando a capacidade de sobrevivência da aeronave, além de possuir lançadores de Chaff e Flare.

      

Esta versão ainda conta com imageador térmico (FLIR) com câmera IR e detector a laser para rastrear alvos, além de equipamento para gravação de vídeo e voz. O H-36 ainda possui full glass cockpit compatível com o uso de OVN (Óculos de Visão Noturna – NVG), proteção balística (blindagem) reforçada, guincho (hoist) duplo, gancho (cargo hook) e capacidade de instalar duas metralhadoras de 7.62mm de cada lado para auto-proteção.

Com um espaço interno superior aos dos demais helicópteros utilizados pela FAB, o H-36 tem capacidade para acomodar até onze macas e uma equipe de 4 profissionais de saúde, podendo transportar até 31 pessoas em missões convencionais.

Uma nova geração de helicópteros

“É uma outra geração de helicópteros. Modifica totalmente a nossa doutrina e as nossa possibilidades”, disse o Comandante-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Ten. Brigadeiro do Ar Gérson Nogueira Machado, ressaltando quanto ao treinamento necessário para se aproveitar todas as potencialidades do H-36.

Com o início das operações do H-36 Caracal, a FAB vai inaugurar um novo conceito de utilização de helicópteros nos modernos campos de batalha, inédito na América Latina, e se colocando no mesmo patamar das principais Forças Aéreas do mundo no que diz respeito a utilização do helicóptero em combate.

 

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