H160 recebe certificado de tipo da ANAC

Airbus H160

Por Guilherme Wiltgen

O helicóptero multimissão H160 da Airbus Helicopters recebeu o certificado de tipo da ANAC. O bimotor da Airbus passou por inúmeros testes, garantindo assim o máximo desempenho e segurança.

Seu design moderno e inovador é perfeito para uma ampla gama de missões, como o mercado de Óleo & Gás (offshore), devido sua alta performance, elevado nível de segurança e tecnologia embarcada, atingindo alta velocidade e longo alcance, com baixo consumo de combustível, gerando um custo operacional muito competitivo.

Com altíssimo padrão de conforto e tecnologia, o H160 também tem atraído a atenção do mercado de aviação executiva brasileira.

H160M Guépard

O H160 foi selecionado em 2017 como a base de um novo helicóptero militar para atender às necessidades das Forças Armadas francesas. O conceito de frota única permitirá o compartilhamento de custos de desenvolvimento entre as três Forças, além de otimizar o suporte, se beneficiando dos efeitos em escala.

O Guépard será empregado para operações em diversas partes do mundo onde as Forças Armadas francesas atuam.

ALAT

O H160M será empregado em missões de reconhecimento armado, apoio de fogo, infiltração de forças especiais ou evacuação aeromédica.

Aeronavale

A Marinha vai empregar em missões ASuW, armado com mísseis antinavio, proteção da Força Naval e SAR.

Armée de l’Air

A Força Aérea em missões de proteção do espaço aéreo, SAR e missões de reconhecimento e de inteligência.

O programa Hélicoptère Interarmées Léger (HIL) tem como objetivo equipar as três Forças com um único modelo de helicóptero leve para substituir os cinco modelos atualmente em uso, o Gazelle da ALAT, Alouette III, Dauphin e Panther da Aeronavale e o Fennec da Armée de l’Air.

Sair da versão mobile