Holanda escolhe o C-390 Millennium para substituir o Hércules

O Ministério da Defesa da Holanda encontrou um sucessor para o C-130H Hercules no C-390 Millennium da fabricante brasileira Embraer.

O objetivo é que a primeira nova aeronave de transporte chegue à Holanda em 2026. O secretário de Estado Christophe van der Maat escreveu hoje para a Câmara dos Representantes.

Os quatro C-130 chegaram ao fim de sua vida útil. Inicialmente, a intenção era continuar voando com eles até pelo menos 2031, mas eles são cada vez menos empregados devido a defeitos, então foi tomada a decisão de substituí-los em 2020.

Inicialmente o plano era adquirir quatro novas aeronaves, mas acabou por se tornar cinco.

Há necessidade de mais horas de voo, escreveu Van der Maat. Ele se refere às evacuações no Afeganistão em 2021 e à situação de segurança drasticamente alterada no flanco leste da Europa. “Eles ressaltaram a importância da garantia da disponibilidade de capacidade de transporte para as forças armadas. Com uma expansão de 2.400 para 4.000 horas de voo, as unidades são melhores e mais frequentemente apoiadas. A Holanda também contribui para preencher um déficit europeu. A capacidade adicional de transporte também beneficia a velocidade de resposta a calamidades”.

O Ministério da Defesa estabeleceu diferentes requisitos para o sucessor do C-130. No estudo, o C-390M saiu melhor que o C-130J da Lockheed Martin, que foi visto como uma alternativa. Como exemplo, a disponibilidade do C-390M é maior e aeronave brasileira pontua melhor em vários requisitos operacionais e técnicos e requer menos manutenção. Além disso, o C-390M já pode atender ao requisito mínimo de 2.400 horas de voo com 4 aeronaves. O C-130J precisa de 5 aeronaves para fazer a mesma coisa.

A intenção é que o C-390M também participe do Comando Europeu de Transporte Aéreo. Esta é uma parceria na área do transporte aéreo de 7 países europeus. A adição do C-390M beneficiará o agrupamento e o compartilhamento de capacidades em um contexto europeu. Isso é feito com tipos semelhantes, mas também diferentes de aeronaves de transporte.

Como a Defesa quer fazer mais horas de voo, os custos estimados também aumentarão. Inicialmente, a premissa era entre € 250 milhões e € 1 bilhão. Isso será agora entre € 1 bilhão e € 2,5 bilhões.

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