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Home Aviação

Honduras discute a compra no Brasil de aviões e serviços militares

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
31/05/2014 - 09:19
em Aviação
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Acordo entre governos envolverá fornecimento do novo Super Tucano, e a modernização do velho Tucano e de caças F-5E

A-29-Super-Tucano

clippingOs governos do Brasil e de Honduras estão discutindo um contrato de fornecimento de ao menos quatro aeronaves militares A-29 Super Tucano, mais a revitalização de nove T-27 Tucano, comprados em 1984, e de um esquadrão completo de cinco caças F-5E, supersônicos americanos fornecidos nos anos 80.

O negócio, segundo o embaixador brasileiro em Tegucigalpa, Zenik Krawctschuk,“depende da análise da linha de crédito e da definição quanto ao tipo de financiamento–por bancos privados ou por agentes públicos”.

FAH_F5E

O valor estimado não foi revelado. Especialistas do mercado de produtos de Defesa consideram que só a modernização dos 14 aviões envolvidos deve exigir entre US$ 35 milhões e US$ 63 milhões, dependendo da configuração pretendida. Os turboélices A-29 Super Tucano novos, da Embraer, implicam entendimento comercial em separado.

A aviação hondurenha quer a frota renovada para expandir as ações de controle do espaço nas fronteiras contra voos clandestinos do tráfico de drogas, contrabando de armas, a circulação irregular de pessoas e de mercadorias, componentes eletrônicos principalmente. Para validar o programa de policiamento do ar, o presidente Juan Orlando Marques sancionou a Lei de Exclusão Aérea, equivalente local à Lei do Abate brasileira.

A regra determina qu eaeronaves em atitude hostil ou suspeita de ato ilícito – por exemplo, sem plano de voo, não identificada, adotando comportamento evasivo, ou não reagindo à abordagem de interceptadores – serão obrigadas a pousar sob condição controlada.

Essa coação, em situação limite, pode chegar ao abate do invasor.

O subsecretário de Estado dos EUA para assuntos de Segurança, William Brownfield, revelou preocupação: “ninguém quer ver derrubadas aeronaves inocentes”.

OsTucanos, da Embraer, e os F-5E da Northrop, foram fornecidos, há 30 anos, para os hondurenhos, no ambiente da Guerra Fria.A Nicarágua,apoiada pela União Soviética, ameaçava invadir o vizinho– que foi,então, equipado pelos EUA.

FONTE: Estado de SP

Tags: A-29 Super TucanoEmbraerEmbraer Defesa e SegurançaF-5E Tiger IIIForça Aérea de Honduras (FAH)T-27 Tucano
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Comentários 6

  1. Leo Cardoso says:
    8 anos atrás

    O BR deveria fornecer um “linha de crédito especial”, pelo BNDES, ao governo de Honduras; disto, como forma de modernizar os F5, passando-os para a configuração “M”. É um mercado, custo-de-oportunidade, que está se abrindo. Maravilha….
    Aliás, financia tudo de uma vez: os turboélices também!

    Responder
  2. Rogerio Luiz Pereira says:
    8 anos atrás

    Isso então seria o nosso 1º F-5EM de exportação!
    heehehh
    Ótimo para nos, como reconhecimento do trabalho e geração de dividendos, e para eles, que terão um caça muito eficaz gastando praticamente nada.
    Só que apenas 5 F-5 é menos do um núcleo de esquadrão (6 unidades) e longe das 12 mínimas para um digno do nome.
    Dever-se-ia buscar mais células na Suíça, Coreia etc.
    O restante tá absolutamente correto, modernizar os T-27 com avionica digital e comprar novíssimos Super Tucanos e bombas guiadas GPS AEQ/Britanite.
    Aí sim!

    Responder
  3. Gilberto Rezende/RS says:
    8 anos atrás

    Realmente este é o kickstart que o programa F-5 modernizado precisava !!!

    Se o serviço de modernização de F-5s pegar no tranco a Embraer, AEL e a FAB podem fazer um bom barulho modernizando F-5s.

    QUEM SABE não seria um bom projeto tecnológico de baixo custo a Embraer atualizar e “nacionalizar” a estrutura do venerando F-5 ???

    Embora a turbina continue em produção na GE um programa de desenvolvimento de uma nova turbina que possa ser instalada no lugar da J85 uma similar nacional com tecnologia da Polaristec (injeção plasmática e compressor radial de alta performance) seria um PROJETO factível para financiar e capitalizar a empresa estratégica para o futuro.

    É um tremendo salto mas valeria muito a pena um investimento tecnológico para dar músculos a mais promissora empresa do ramo no país…

    GE J85-GE21:

    3,500 lbf (16 kN) military thrust; 5,000 lbf (22 kN) afterburning thrust

    TURBOJET TJ1200 Polaris

    Thrust: 1200lbf
    Specific Consumption: 1.11 kg/kgf/h
    Weight: 70Kg
    Lenght: 1180mm
    Diameter: 350mm

    Responder
  4. Eduardo Ramos says:
    8 anos atrás

    Honduras deveria sim dar baixa de seus F-5 adquirir de 12 a 16 A-29 novos com armamentos moderno como o MAA-1B Piranha, bombas SKMB reformar e complementar para 12 o número de Tucanos e dessa forma ter uma Força Aérea enxuta e eficaz

    Responder
  5. Topol-M says:
    8 anos atrás

    Opa pode mandar pra cá, modernizar F-5 é com a gente mesmo, já tem gente fera nisso aqui no Brasil, A-29 e T-27 também, pode mandar que a qualidade é garantida, só que demora um pouquinho…mas no final fica 10 viu patrão.

    Responder
  6. Fred says:
    8 anos atrás

    Creio que com quatro A-29, 9 T-27 revitalizados + 5 F-5 modernizados, Honduras terá uma força aérea de baixo custo, versátil e eficiente. De acordo com o tamanho do país e suas necessidades, que são mais de policiamento do espaço aéreo…

    Responder

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