IA-58 Pucará não morreu! Conheça o programa “Pucará Fenix”

IA-58 Pucará Fenix

Por Marcelo Garay

Após seu descomissionamento em setembro de 2019, o emblemático IA-58 Pucará voltou a voar, neste caso, na segunda-feira, 29 de março, as aeronaves A-582 e A-585 da III Brigada Aérea Reconquista, chegaram até a Escola de Aviação Militar, acompanhada por dois Embraer 312 Tucano da referida Brigada, para posteriormente serem encaminhados à FAdeA (Fábrica Argentina de Aeronaves) para sua conversão em SdeA Pucará Fenix.

IA-58H Pucará “Fenix”

O IA-58H Pucará Fenix, matrícula OVX-501, ex A-561, é o protótipo remotorizado do IA-58 Pucará original, esta aeronave fará parte de todas as modificações e modernizações do projeto, dentro destas estará a modificação do sistema hidráulico, com a incorporação de um novo tanque e motorização com a turbina PT6 amplamente utilizada na área comercial e militar.

Segundo Francisco Corazza, Chefe do Programa Pucará Fenix, a modernização do NAV-COM, que inclui as fases 101A e 1B, está em desenvolvimento e, a ser aprovada, será incorporada também a capacidade para Visão Noturna, bem como a incorporação do ar condicionado para a aeronave.

Da mesma forma, está em desenvolvimento um estudo para carga externa, que faz parte da incorporação do pod ISR a cargo do INVAP e do FixView que será desenvolvido em diferentes etapas ou protótipos denominados NET1, 2 e 3 Series.

No final deste ano a FAdeA planeja certificar a remotorização, e incorporar o NAV-COM e NVG para o protótipo e para o próximo ano começar a trabalhar com aeronaves de três séries até o final de 2023.

A carga externa prevista para a aeronave, é o pod e os tanques externos originais de 318 litros, sendo esta a configuração básica escolhida pela Força Aérea Argentina (FAA), para a função a que se destina a aeronave.

Questionados sobre os kits de remotorização, Francisco Corazza informou que estão sendo adquiridos junto com outros elementos para as aeronaves da primeira série, também faltam alguns componentes do kit para completá-los, funcionários da empresa nos informaram que a troca dos assentos ejetáveis ​​não está prevista , mantendo os originais do avião.

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