L-1011 “Stargazer” Lança IRIS – Vídeo incluído

Pegasus_ORB4
L-1011 “Stargazer” com um foguete Pegasus “na barriga”

A Orbital Sciences Corporation realizou o lançamento bem sucedido do satélite Espectrógrafico de Imagines Regional, ou IRIS para a NASA em 27 de junho de 2013. O satélite IRIS foi lançado corretamente em órbita a cerca de 400 milhas acima da Terra. A tripulação da aeronave lançadora, o Orbital L-1011, decolou da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, e depois de um vôo de posicionamento pré-planejado de uma hora, lançou o foguete Pegasus a cerca de 40.000 pés sobre o Oceano Pacífico. Depois de um vôo de treze minutos, o satélite IRIS de 200 quilos se separou do foguete Pegasus e se posicionou na sua órbita polar ao redor da Terra síncrona com o sol.

O L-1011 Orbital, conhecido como Stargazer, já foi usado para lançar trinta e seis foguetes Pegasus.

Conhecendo o L-1011 “Stargazer”

O “Stargazer” é uma aeronave comercial L-1011 de transporte modificada para servir como plataforma de lançamento do foguete Pegasus lançado do ar da Orbital, bem como uma plataforma para projetos de pesquisa no ar. O L-1011 foi usado para lançar 36 foguetes Pegasus, bem como os vôos de transporte e teste do foguete reutilizável X-34. A aeronave também tem sido usada para realizar vários projetos de pesquisa no ar, incluindo o projeto de Otimização de Desempenho e Adaptação da NASA.

Algumas das vantagens do uso do L-1011 da Orbital para lançamentos aéreos e utilização como plataforma de pesquisa incluem:

Foguete Pegasus pronto para o lançamento

FONTE: Orbital, LM

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile