Itália recebe primeiro NH90 TTH na configuração FOC

NH90 do Exército italiano equipado com metralhadora lateral

Primeiro NH90 TTH do Exército italiano

O exército italiano recebeu o primeiro helicóptero de transporte tático NH90 (TTH), em sua configuração de Capacidade Operacional final em uma cerimônia oficial em Veneza Tessera, fábrica da AgustaWestland. Este é o helicóptero 21 de 60 NH90 entregues pela AgustaWestland para a Itália, como parte de uma encomenda assinada em 2000.

O programa NH90 do exército italiano tem atualmente cinco aeronaves com a configuração de Capacidade Operacional Inicial (IOC +) operando no Afeganistão que já voaram um total combinado de 470 horas de vôo. Apesar dos problemas iniciais com o primeiro destacamento no final de 2012, incluindo rachaduras do pára-brisa e vários problemas com a disponibilidade de peças de reposição, a AgustaWestland está satisfeita com o desempenho da aeronave no teatro. Segundo a empresa, ele está mostrando “um excelente desempenho, confiabilidade e eficácia da missão no ambiente, tempo e condições operacionais extremas e exigentes de lá”.

O exército italiano também opera a aeronave líder do programa NH90 que já voou cerca de 900 horas.

NH90 TTH do Exército italiano

A variante NH90 TTH é um helicóptero de classe de 11 toneladas configurado para executar missões de transporte tático em todos os ambientes durante o dia e noite. A flexibilidade de missão do helicóptero que lhe permite desempenhar funções adicionais, tais como transporte interno / externo de carga, operações helitransportadas, operações especiais, busca e salvamento, evacuação de feridos e missões de treinamento.

O NH90 TTH apresenta um alto nível de integração de sistema, e é construído em torno de um sistema aviônico de núcleo duo bus, glass cockpit completo com monitores multi-função, controles fly-by-wire com um sistema de controle automático de vôo de quatro eixos. O sistema dedicado de missão inclui infravermelho, sistema de visada e mira montado no capacete, sistema de alerta obstáculo, sistema de guerra eletrônica, controle tático e sistema de comunicação tática, radar meteorológico, gerador de mapa digital e um sistema de monitoramento de bordo e sistema de diagnóstico.

Com relação a capacidade de auto-defesa a aeronave é reforçada com até 2 x M134D miniguns e proteção balística, bem como a fuselagem crashworthy totalmente composta. As aeronaves do Exército italiano são equipadas com dois modernos motores GE / AVIO T700 – T6E1.

O NH90 TTH e a Variante de Helicóptero para Fragatas da OTAN também foram encomendados pela Marinha italiana.

FONTE: Shephard Media

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile