KC-390 da FAP transporta o segundo Black Hawk dos EUA para Portugal

Por Guilherme Wiltgen

No período entre a última semana de Outubro e a primeira semana de Novembro de 2023, duas importantes missões de transporte foram realizadas pelo recém incorporado KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP).

O primeiro KC-390 (26901), da Esquadra 506 – Rinocerontes, realizou outro voo transatlântico, transportando o segundo helicóptero UH-60A Black Hawk (29802) da FAP.

O primeiro Black Hawk (29801) foi levado dos EUA para Portugal em 26/10, apenas sete dias após ser oficialmente recebido.

Esse fato demonstra não só a versatilidade da aeronave produzida pela Embraer mas, principalmente, o excelente treinamento realizado com a tripulação da Esquadra 506 para operá-lo de forma eficiente e segura, proporcionando em pouco tempo um ganho operacional para a FAP.

Recebido em 19/10, o KC-390 é um avião de transporte multimissão de alcance intercontinental capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transporte aeromédico, missões de busca e salvamento, reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais.

A frota portuguesa de KC-390 será operada pela Esquadra 506 – “Rinocerontes”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja.

Sair da versão mobile