LAAD 2017: Por dentro do Embraer KC-390

Como parte das atividades da Embraer durante a LAAD, foi realizada uma visita guiada a nova geração dos aviões de transporte militar, o KC-390, que se encontrava no Campo dos Afonsos.

Por Guilherme Wiltgen

O KC-390 impressiona não só pelo seu tamanho e desempenho, conforme vem sendo constatado em seus testes, mas pelas suas tecnologias e design, que resultaram em uma aeronave militar no estado-da-arte, capaz de oferecer mobilidade e logística, mais rápido, mais longe, em qualquer lugar e em condições adversas de tempo.

Se comparado com aeronaves turboélice de geração anterior, que considero até injusto de comparação face as suas capacidades, as missões que serão executadas futuramente pelo KC-390, vão exigir menos aeronaves para cumprirem as missões mais exigentes.

Como essa foi a primeira vez que a mídia especializada teve acesso ao interior do KC-390, ela foi cercada de curiosidades. Ao entrar no compartimento de carga, seus 169 metros cúbicos impressionam.

       

Ele foi projetado e otimizado para fornecer espaço adicional para cargas de grandes dimensões, acomodando combinações de veículos, cargas em paletes, tropas, enfermos e tanques auxiliares.

O moderno sistema de manuseio de cargas (Cargo Handling System) da aeronave, que permite reconfigurá-la rapidamente, utilizando roletes escamoteáveis para a movimentação da carga em pallets (estrado que permite a movimentação do material) ou um piso plano para transporte de tropas ou veículos, foi mostrado durante a visita, impressionando pela sua simplicidade.

       

Para facilitar o acesso de veículos mais altos a bordo, o KC-390 está equipado com uma longa rampa de carga capaz de inclinar para carregar/descarregar. A aeronave também possui suportes hidráulicos estabilizadores e um guincho de carga para reduzir ao máximo a permanência em solo.

Para se ter uma ideia da sua capacidade de transporte, o KC-390 pode acomodar 01 Rheinmetall Boxer 8×8, ou 01 General Dynamics Stryker (com armadura), ou 01 tanque leve russo BMP-3, ou 01 finlandês Patria AMV 8×8, ou 01 Oshkosh M-ATV, ou 02 M113, ou 02 Containers ou 01 helicóptero Sikorsky S-70A Black Hawk.

       

O tour pelo KC-390 terminou com uma visita ao cockpit, que incorpora tecnologias avançadas no estado-da-arte, seu full glass cockpit fornece significativa redução da carga de trabalho da tripulação, sendo compatível com óculos de visão noturna (OVN – NVG).

Externamente, é visível a preocupação com a robustez da aeronave multimissão. O KC-390 foi pensado para poder operar a partir de pistas semi-preparadas ou danificadas e em ambientes agressivos, que podem variar desde a quente e úmida floresta amazônica, ao continente antártico ou em condições quentes e arenosas como as dos desertos.

       

A aeronave ainda pode ser empregada para realizar Reabastecimento Aéreo (REVO), podendo reabastecer tanto helicópteros a baixas altitudes e velocidades, quanto caças de alto desempenho em elevadas altitudes e velocidades. Para cumprir missões mais longas, o KC-390 também é equipado com uma sonda REVO, localizada acima do cockpit, que lhe permite aumentar sua autonomia e alcance, e assim, permanecer “on-station” por mais tempo.

O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira.

NOTA do EDITOR: O Defesa Aérea & Naval agradece o convite da Embraer, através dos senhores Nicolás Morell e Valtécio Alencar, que não pouparam esforços para tornar a visita a mais produtiva possível.

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