LABACE 2014: Embraer

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Por Rubens Barbosa Filho

A Embraer apresentou cinco aeronaves executivas nesta edição da LABACE: O Legacy 500, novo jato da categoria midsize e exibido pela primeira vez no evento com interior completo; o Phenom 100E com novos freios aerodinâmicos; o Phenom 300, com cabine de comando Prodigy 300, que permite a operação com piloto único,  o Legacy 650 e o Lineage 1000E, além de apresentar suas soluções em serviços e suporte ao cliente.

Para a Embraer, sem dúvida alguma o mercado latino americano e brasileiro são muito representativos.

       

A América Latina é um setor muito importante, e continuará a desempenhar um papel-chave ao longo da próxima década. e segundo o fabricante, o tamanho da frota de jatos executivos da Embraer na região é de mais de 180 aeronaves atualmente, o que certamente reflete o crescimento econômico da América Latina nos últimos anos, cujo mercado projetado para aviões executivos representa mais de US$ 16,3 bilhões em vendas para os próximos dez anos.

Ainda de acordo com a Embraer, o modelo mais popular da empresa na região também é a sua menor aeronave , o Phenom 100, com mais de 100 unidades em serviço em toda a América Latina. A flexibilidade e alcance do Phenom 100 provou ser particularmente atraente para indústrias, empresas do agronegócio e construção, que exigem deslocamentos de maneira eficaz nas grandes distâncias, tanto em viagens domésticas no Brasil, como a locais remotos.

O Phenom 300 e os Legacy 600/650 compreendem os demais modelos da frota da fabricante na região, havendo ainda forte interesse do cliente nos novos midsize, Legacy 500 e Legacy 450, aeronaves “midlight”.

O Legacy 500, primeiro com comandos full fly-by-wire da categoria midsize, foi exibido pela primeira vez na LABACE com interior completo. O modelo é considerado pela Embraer como um divisor de águas; é uma aeronave que redefine o segmento de mercado de médio porte.

A aeronave recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) durante a LABACE a certificação do tipo no Brasil, com toda a fase de ensaios em solo e em voo testes concluída. A Embraer espera da FAA e EASA homologações para breve após a certificação ANAC.

Durante a feira, o DAN teve a oportunidade de pela primeira vez conhecer o interior da aeronave, que foi totalmente equipada para fins de certificação. Esta aeronave especificamente estava configurada para nove passageiros, divididos em seis poltronas individuais e um divã para três passageiros, posicionado na parte traseira da fuselagem. As poltronas individuais podem ser reclinadas proporcionado mais conforto em longas viagens. Na cabine de pilotagem, uma avançada plataforma de gerenciamento de vôo da Rockwell Collins Pro Line Fusion colocam o piloto em controle total da aeronave, com destaque para o sistema de comando com sidesticks. Dois propulsores Honeywell HTF7500 de 6.450 lb de empuxo levam a aeronave a velocidade de Mach 0,82 a 45.000 pés de teto de serviço e um alcance de 5.556km.

A Embraer também não descuidou de ampliar o suporte ao cliente. Com uma espécie de vantagem “de decidir em casa” na área, não é de estranhar que a empresa mantenha uma extensa rede de apoio em toda a América Latina. A indústria anunciou recentemente um novo centro de serviços de 20.000 m² localizado em Sorocaba, oferecendo um hangar dedicado à manutenção, reparo e revisão (MRO) de aeronaves Embraer.

       

Além de Sorocaba, a rede de atendimento engloba um centro de serviço de propriedade da empresa em São José dos Campos; quatro centros de serviço autorizados em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Goiânia; e uma rede global própria de 68 centros de serviços autorizados em todo o mundo. A empresa indica que vai continuar a fortalecer e expandir a rede de centros de serviços para apoiar a crescente frota de jatos executivos no Brasil.

Mais de 750 jatos executivos produzidos pela empresa estão em operação em mais de 50 países. Os clientes são apoiados por uma rede global de cerca de 70 centros de serviços entre próprios e autorizados e centros de distribuição de peças, complementados por um Contact Center 24/7.

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