LCA Tejas Naval realiza primeiro pouso enganchado a bordo do porta-aviões da Índia

Com o primeiro pouso a bordo enganchado em um porta-aviões, o protótipo do Naval Light Combat Aircraft (N-LCA) Tejas Naval, se torna um importante marco. A Marinha da Índia informou que “com esse feito, foram comprovadas as tecnologias desenvolvidas especificamente para operações de caça a partir de convoo, e que agora abrirá o caminho para desenvolver e fabricar o caça bimotor para o Marinha indiana”.

O primeiro pouso no convoo do INS Vikramaditya (R 33) ocorreu durante uma comissão operacional pré-agendada do grupo de porta-aviões no Mar da Arábia, e ocorre quatro meses depois que a equipe de teste da N-LCA realizou o primeiro lançamento e recuperação completos a partir da Base de Testes de Lançamento por Ski-Jump, na SBTF INS Hansa, em Goa. Os pousos noturnos enganchados também foram realizados em setembro do ano passado.

A Marinha da Índia descartou a possibilidade do N-LCA monomotor tornar-se uma aeronave operacional em serviço naval, tornando oficial que apenas comissionará uma plataforma de caça bimotor. Apesar das dúvidas e reservas dentro do DRDO, que administram o projeto de ACV, este último propôs agora uma evolução bimotora dos Tejas para atender aos requisitos da Marinha. Designado TEDBF (Twin Engine Deck Based Fighter), a DRDO estabeleceu um prazo de seis anos para o primeiro voo de protótipo.

Em uma declaração, o Ministério da Defesa da Índia informou que ‘Depois de concluir testes extensivos no SBTF (Shore Based Test Facility), a versão naval do Light Combat Aircraft (LCA) realizou com sucesso um pouso enganchado a bordo do porta-aviões INS Vikramaditya às 10h02 de hoje (11). O comodoro Jaideep Maolankar conduziu o 1º pouso. O Cap Dahiya era o LSO (Landing Signal Officer) e o diretor de testes o Cdr Vivek Pandey no navio, enquanto o Cap Kabadwal e o Cdr Ankur Jain estavam monitorando a aeronave por telemetria da SBTF. A versão naval do LCA foi desenvolvida pela DRDO (Defence Research and Development Organisation)”.

FONTE e FOTOS: ANI

Sair da versão mobile