Lockeed Martin – “Skunk Works” – Revela conceito para o SR -72 capaz de atingir Mach 6.0

sr72

A Lockheed Martin “Skunk Works” está propondo desenvolver uma nova aeronave para inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) capaz de atingir Mach 6.0, ou seja, quase o dobro da velocidade máxima do aposentado SR- 71 Blackbird.

A aeronave não tripulada batizada “SR -72” iria tirar proveito dos novos avanços na tecnologia de propulsão hipersônica que está a décadas lidando com o quebra-cabeças de como acelerar de M0.0 a M6.0 usando o mesmo sistema de propulsão, disse para a  Flightglobal em uma entrevista, Brad Leland, gerente de programa da Skunk Works’ para hypersonics.

“Os adversários estão trabalhando em maneiras de combater furtividade”, diz Leland. “Este é o caminho do futuro, porque quando você chega alto e rápido é quase impossível para os nossos adversários interceptar um veículo ou um míssil como este. É bem mais complicado criar uma infraestrutura que consiga detectar e interceptar uma aeronave com esse perfil”.

O problema com a propulsão hipersônica sempre foi a lacuna entre a maior velocidade alcançada em um turbojato e a velocidade mais baixa de um ramjet.

A maioria dos ramjets não são capazes de operar em velocidades abaixo de M4.0 . Um motor turbo jato, entretanto, só é capaz de fornecer energia a velocidades de até M2.2 .

A questão é “como você faz Mach 3 funcionar?”, Diz Leland.

O SR-71 foi capaz de chegar M3.2 por causa do projeto especial do motor Pratt & Whitney J58. Além de M2.5, o motor era essencialmente convertido em um ramjet de baixa velocidade desviando o fluxo de ar em torno do núcleo e no pós-combustor .

Na última década, a Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa (DARPA) e a Lockheed vem trabalhando em um projeto chamado HTV-3X que desenvolveu um ramjet que pode operar em velocidades abaixo de M3.0, afirma Leland.

Enquanto isso, o Laboratório de Pesquisas da Força Aérea estava trabalhando em um projeto para fazer um pequeno motor turbina acelerar além da barreira de M2.2. Esse projeto, no entanto, não foi bem sucedido, diz Leland.

Com isso, a Lockheed e Aerojet Rocketdyne desenvolveram um método próprio para usar utilizando o motor de aeronaves de caça F100 ou F110, e acelerá-lo por períodos curtos além M2.2, diz ele.

Leland se recusa a especificar a velocidade que o motor ramjet assume, mas ele reconhece que o ramjet é ativado abaixo de M3.0 demonstrado no âmbito do programa HTV-3X.

A Lockheed e Aerojet Rocketdyne já investiram o máximo possível no conceito, depois de uma série de testes à nível de componente.

“Provamos o funcionamento de cada peça a nível de componente”, diz ele. “Precisamos avançar para testes em grande escala.”

A Força Aérea dos EUA tem um plano para desenvolvimento de hipersônicos que prevê a criação de uma arma de ataque hipersônico, para suceder o demonstrador de conceito X -51 Waverider. Está programado um projeto que prevê uma aeronave não tripulada reutilizável capaz de atingir M6.0.

Até agora, só aconteceram discussões com funcionários do governo, mas sem compromissos sobre o financiamento de um programa de demonstração em grande escala para o motor de turbina de alta velocidade ou o motor de ciclo combinado com o ramjet .

Leland diz que a ênfase da Lockheed tem sido o desenvolvimento de um meio acessível de alcançar propulsão hipersônica .

Um míssil hipersônico “deve competir em preço com um míssil subsônico convencional, ou seria apenas uma bala de prata”, diz ele. “Precisamos de algo que vai ser produzido em massa e inundar o campo de batalha, e quando você faz isso realmente temos aí um divisor de águas.”

FONTE: FlightGlobal

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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