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Home Aviação

Marinha do Brasil acompanha demonstração do ARP HERMES 900 na BASC

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
17/07/2014 - 12:20
em Aviação
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ARP Hermes-900

Durante o período da Copa do Mundo, o Esquadrão Horus da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em prol da segurança dos jogos no Rio de Janeiro, operando a partir da Base Aérea de Santa Cruz (BASC).

Representantes da Força Aeronaval, da Diretoria de Sistemas e Armas da Marinha (DSAM), da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), da Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM) e do Centro de Guerra Eletrônica da Marinha (CGEM), atendendo ao convite da empresa AEL, acompanharam, no dia 09 de julho de 2014, as operações dos ARP Hermes-450 e Hermes-900.

Durante a visita, os oficiais da Marinha do Brasil (MB) acompanharam as operações do ARP Hermes-900 sobre a Restinga da Marambaia e tiveram a oportunidade de assitir um toque e arremetida e o pouso automático dessa aeronave.

O Hermes-900 é um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado fabricado pela ELBIT e escolhido pela Força Aérea Brasileira (FAB) para ser o seu primeiro VANT estratégico. Começou a ser operado pela FAB em 2014 e, à semelhança do Heron da IAI (Israel Aircraft Industries) utilizado pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), é um VANT de média altitude e longa permanência, classificado como Categoria 04 na padronização do Ministério da Defesa (MD).

A FAB equipou o Hermes-900 com o DCoMPASS que é um sensor eletro-ótico e térmico que possui câmera colorida de alta definição (HD), um sensor de visão infravermelha, com iluminador e designador de alvos a laser. Ao invés do Radar Gabiano T-20 da Selex ES, que é normalmente utilizado em missões de patrulha marítima, o ARP da FAB está equipado com o sistema eletro-ótico SKEYE, que é capaz de monitorar várias áreas simultaneamente e permite que os analistas acessem arquivos de vídeo de missões aéreas em curso e anteriores, realizando consultas das imagens por hora, local e evento.

analistas da FAB

Tags: (CGEM)ARPCentro de Guerra Eletrônica da Marinha (CGEM)DAerMDCTIMDiretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM)Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM)Diretoria de Sistemas e Armas da Marinha (DSAM)DSAMEsquadrão HórusFABForça Aérea BrasileiraForça AeronavalHermes 450HERMES 900Marinha do Brasil
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Comentários 4

  1. WillHorv says:
    7 anos atrás

    Mas as unidades o fazem parecer como aves solitárias….não fazem verão nenhum! Temos que integrar estas maravilhas em muito maior número para que surte efeito prático. Na minha opinião, deveríamos ter no mínimo 6 bases com super tucanos e estes vants para garantir vigilância no centro-oeste e norte. É uma vasta área a ser monitorada. E se falar na Amazônia Azul….nem se comenta o quão seria ideal.

    Responder
  2. stadeu says:
    7 anos atrás

    A Marinha tá demorando muito para adquirir Vants para a Amazônia Azul, de preferência que tenham maior alcance , armados ou se isso for possível imunes ao haqueamento.

    Responder
  3. Fred says:
    7 anos atrás

    Eu quero mesmo é ver o Harpia entrando em serviço nas Forças Armadas do Brasil…

    http://harpiasistemas.com.br/arp.html

    Responder
  4. Topol-M says:
    7 anos atrás

    Por enquanto temos apenas 1 Hermes 900 mas com os excelentes resultados obtidos nas missões de GLO na copa esse número poderá aumentar, existe ainda a possibilidade de otimizar os nossos Hermes 450 para a versão 900 caso for de interesse da FAB.
    As principais vantagens da versão 900 são a autonomia de mais de 30 horas de vôo (o dobro do RQ-450) e alcance superior aos 250 km da versão anterior e o sofisticado sistema SkyEye que pode monitorar até 10 regiões simultaneamente a uma altitude de 9000 metros

    Responder

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