Marinha do Brasil inicia participação na operação “PANAMAX 2018” nos Estados Unidos

Teve início, no dia 30 de julho, o exercício multinacional “PANAMAX 2018” nos Estados Unidos da América. Neste ano, o Contra-Almirante Cozzolino foi designado Comandante da Força Marítima Componente Combinada (CFMCC) da operação que acontece até o dia 10 de agosto.

A estrutura do CFMCC conta com um Estado-Maior Combinado com cerca de 350 militares de 23 países, todos reunidos na Estação Naval Norte-Americana de Mayport, localizada em Jacksonville, na Flórida.



A PANAMAX é um exercício multinacional instituído em 2003. Um cenário fictício de crise é gerado nas proximidades do Canal do Panamá, pela ameaça de ataques oriundos de uma organização extremista violenta que afeta a livre-navegação e o comércio. Por esse motivo, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas promulga uma resolução que estabelece uma força multinacional para o restabelecimento da segurança da navegação na aérea marítima adjacente ao canal.

“Nossa tarefa tem como propósito assegurar a livre navegação no Canal do Panamá e nas Linhas de Comunicação Marítimas associadas, bem como degradar a capacidade marítima do grupo extremista violento, criado para o exercício, que ameaça o livre trânsito naquele canal, por atos terroristas, pirataria, descaminho”, explicou o Almirante Cozzolino, Comandante da Força Marítima Componente Combinada.

FONTE: MB
FOTO: USN



Sair da versão mobile