Marinha do Chile adquire 2 AS332 Eurocopter Super Puma L

Valparaiso (Chile) – Em uma cerimônia solene realizada em 04 de maio, na Base Aeronaval ‘Viña del Mar, a Aviação Naval incorporou duas aeronaves AS332 Eurocopter Super Puma L.

A chegada destas duas aeronaves é o resultado do ‘Projeto Ícaro’, que visa melhorar a pesquisa e as capacidades de resgate da Marinha. Para fazer isso, em 2010, a Direção de Programas de Pesquisa e Desenvolvimento da Marinha (DIPRIDA), assessorada pelo DIRECTEMAR e pelo Comando da Aviação Naval, começou a busca de helicópteros bimotores médios no mercado internacional, sendo apoiada nesta tarefa pela Eurocopter Chile SA.

Foram analisados ​​as ofertas da Bristow e da Empresa de helicópteros canadense (CHC), que são empresas envolvidas no transporte de pessoal para plataformas de petróleo, e cada uma tinha 2 Eurocopter AS332 Super Puma L à venda.

Em outubro de 2010, uma comissão chilena avaliou tecnicamente o estado de funcionamento dos helicópteros de ambas as empresas e decidiu adquirir o CHC Super Puma, assinando o contrato de compra em 04 de novembro de 2011. As aeronaves, números de série 2091 (Naval 80) e 2106 (Naval 81), foram entregues nas instalações que a CHC  tem na cidade norueguesa de Stavanger e trasladadas ao país por mar chegando ao porto de San Antonio em 15 de março. Na Base Aeronaval ‘Viña del Mar’ foram realizados os trabalhos de montagem, navalização e os voos de ensaio.

Os novos helicópteros serão usados em missões de busca e salvamento, mas também realizarão exploração aeromarítima , interdição marítima, apoio humanitário, ligação de transporte, e inserção de forças especiais e paraquedistas. A Marinha chilena havia planejado no “Projeto Ícaro” a compra de 5 helicópteros, que não pode se materializar devido a indisponibilidade de recursos, situação essa que espera-se, seja revertida a médio prazo, com a aquisição das aeronaves restantes.

A atividade contou com a presença do comandante da Marinha, almirante Edmundo González, diretor-geral do Território Marítimo e Marinha Mercante (DIRECTEMAR), vice-almirante Henry Larrañaga, o comandante de Operações Navais, almirante José Miguel Romero, comandante da Aviação Naval , o almirante Arthur Undurraga, CEO da Eurocopter Chile SA, Alexandre Ceccacci, membros do Comando Naval e convidados especiais.

FONTE: Infodefensa.com

 

Sair da versão mobile