Marinha Italiana realiza primeiro voo embarcado do ScanEagle

Em novembro de 2023, ocorreu a conclusão do primeiro voo de um Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcado (SARP-E) Insitu ScanEagle a bordo de uma unidade da Marinha Italiana. A Fragata FREMM Carlo Bergamini apoiou durante alguns meses de trabalho e de preparação na Base Naval de Mar Grande, em Taranto, visando a materialização deste ambicioso projeto das Forças Armadas.

Em 31 de outubro de 2023, no âmbito do exercício da OTAN Dynamic Mariner/Mare Aperto 2-23, a primeira Sezione Aeromobili a Pilotaggio Remoto della Marina Militare (SEZAPRM), liderada pelo Capitão de Fragata Fabio Mariani, atual Chefe do Departamento de UAV do COMFORAER, embarcou na Bergamini, para finalizar os preparativos para o histórico primeiro voo embarcado.

Uma excelente sinergia entre os especialistas do Departamento e o Comando da FREMM caracterizou os intensos dias de preparação e planejamento que conduziram ao primeiro “luz verde no convoo”, sinal através do qual, no dia 3 de Novembro, O Comandante Mariani realizou a primeira surtida diurna e noturna com duração total de aproximadamente duas horas de voo.

Este batismo constitui um marco num percurso que se iniciou em 2017, quando o objetivo de dotar as Unidades da Esquadra Italiana com tecnologia avançada que pudesse ser utilizada para garantir um aumento da Consciência Situacional Marítima, tomou forma no projeto ScanEagle.

À semelhança de todos os desafios técnicos e de design enfrentados para a instalação desta nova estrutura a bordo de uma unidade naval, as tripulações especializadas do SARP-E da Marinha frequentaram um complexo curso de voo nos Estados Unidos com duração aproximada de três meses, obtendo a qualificação teórico-prática Ground Ops na seção de formação da empresa Insitu, caracterizada por atividades teóricas e simuladas, e realização de voos de formação no aeroporto de Pendleton (EUA), seguida de uma fase de formação teórica Marítima nos simuladores localizados em Bingen (WA).

Ao final do curso, os pilotos tiveram que realizar duas saídas de voo a bordo, onde o sistema foi instalado. Assim, no dia 4 de novembro, o Capitão de Corveta Lorenzo Bellotta tornou-se o primeiro piloto habilitado.

Na evolução contínua dos cenários internacionais, a utilização deste sistema inovador em unidades como a FREMM, representa uma ferramenta extremamente flexível e eficaz, que visa garantir uma integração cada vez maior das capacidades e versatilidade dos ativos.

FONTE: MMI

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