Marinha Portuguesa inicia qualificação de pouso a bordo com o Super Lynx modernizado

Por Guilherme Wiltgen

A Marinha Portuguesa iniciou as operações áreas embarcadas com o helicóptero Super Lynx Mk95A no dia 4 de junho, a bordo da fragata NRP Bartolomeu Dias (F 333).

As operações de voo ocorreram no âmbito da capacitação operacional do helicóptero modernizado e a sua integração ao navio como aeronave orgânica.

A operação e manutenção do Super Lynx está a cargo do Destacamento de Helicópteros nº27 – Frankie Flight, que irá prosseguir com a sua qualificação.

O Super Lynx 19204, primeiro dos cinco helicópteros Super Lynx Mk95 da Marinha Portuguesa que se encontram em processo de modernização nas instalações da Leonardo Helicopters em Yeovil, realizou o primeiro voo no dia 14/02/2020 e pertence a Esquadrilha de Helicópteros de Marinha (EHM).

A Marinha Portuguesa assinou em 21 de julho de 2016, um contrato com a Leonardo Helicopters para a modernização dos cinco helicópteros Super Lynx Mk95, tendo sido iniciado o projeto de modernização em setembro do mesmo ano. O processo é muito similar ao do Super Lynx Mk21B da Marinha Brasileira.

A fragata NRP Bartolomeu Dias (F 333) também passou por um Programa de Modernização de Meia-Vida realizada pela Damen, na Holanda, para atualização das suas capacidades operacionais, regressando em 25 de outubro de 2021 à Base Naval de Lisboa.

O processo de atualização efetuada na fragata portuguesa e semelhante à realizada pelos navios da mesma classe utilizados pelas Marinhas da Holanda e da Bélgica.

FOTOS: Marinha Portuguesa

Sair da versão mobile