MC-145B Coyote: Sierra Nevada apresenta o M-28 modificado para o programa Armed Overwatch do USSOCOM

A Sierra Nevada Corporation (SNC), em parceria com a PZL Mielec e a Lockheed Martin, demonstrou as capacidades de ataque da aeronave multifunção MC-145B Coyote, na Base da Força Aérea de Eglin, como parte do programa Armed Overwatch do U.S. Special Operations Command (USSOCOM).

O MC-145B é uma versão significativamente aprimorada e modificada do bimotor turboélice M28 ™, uma aeronave utilitária atualmente operando em alguns dos ambientes mais adversos do mundo, incluindo os desertos da Jordânia, o frio extremo da Estônia e as florestas subtropicais do Quênia.

A asa alta, os motores potentes e o trem de pouso fixo e robusto da aeronave são ideais para operações seguras e confiáveis ​​nos ambientes austeros previstos para a programa Armed Overwatch.

O sistema de armas MC-145B emprega extensas modificações na fuselagem, incluindo pylons de armas nas asas, um FLIR retrátil, tanques de combustível adicionais e lançadores de armas internos, para acomodar tecnologias de sensores e sistemas de armas de última geração, também possui um novo cockpit digital, que fornece os dados de voo e de missão aos pilotos.

O MC-145B possui uma cabine e uma rampa de carga traseira operável durante o voo, no estilo do C-130. A aeronave é rapidamente reconfigurada para as funções de lançamento de paraquedistas, evacuação Aeromédica e apoio aéreo aos locais de operação avançados, sem depender de meios de transporte aéreo estratégico.

“Abordamos a plataforma Armed Overwatch de uma direção diferente, adotando os requisitos de resistência, operações austeras e carga útil de armas com o objetivo de apoiar os desafios futuros da SOCOM”, disse Robert Horky, vice-presidente sênior de ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) da SNC. “A configuração única do MC-145B Coyote traz versatilidade no emprego de sensores e armas para melhor atender às necessidades em constante evolução do USSOCOM”.

A modelagem aerodinâmica e de voo, realizada no SNC mostra a capacidade de implantar munições grandes e paletizadas, incluindo o Joint Air to Surface Standoff Missile (JASSM), a partir da cabine d e carga do MC-145B, cujo desenvolvimento do sistema de armas do MC-145B é resultado de uma colaboração de longa data entre a SNC e a Lockheed Martin.

“O turboélice M28 provou seu valor em operações militares avançadas em todo o mundo, onde carga útil, alcance, capacidade de decolagem e pouso curtos e características excepcionais de manobras em baixa velocidade são essenciais para o sucesso da missão”, disse Paul Lemmo, presidente da Sikorsky. “A SNC vê claramente como a futura versão MC-145B pode vir a utilizar novos sensores, armas e equipamentos que podem atender às necessidades operacionais em constante evolução”.

Mais de 100 aeronaves M28 foram produzidas e entregues a clientes em todo o mundo, tanto em configurações comerciais quanto militares.

Sair da versão mobile