Brasília (DF), 14/11/2024- Com o objetivo de fomentar a cooperação tecnológica e ampliar o apoio mútuo em áreas estratégicas de defesa, o Ministério da Defesa (MD), por intermédio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), participou da Semana de Inovação Brasil-Suécia (Sbiw) e da Reunião do Grupo de Alto Nível Brasil-Suécia de Cooperação em Aeronáutica (GAN). Os eventos ocorreram de 11 a 13 de novembro, em Florianópolis (SC).
Na Semana da Inovação, os representantes do MD acompanharam atividades como palestras, workshops e paineis temáticos. Sob a coordenação da Embaixada da Suécia no Brasil e com apoio do governo de Santa Catarina e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o evento proporcionou, ainda, oportunidades de visitação às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) civis da região. A cooperação tecnológica com Instituições e empresas da Suécia em estudos de nível acadêmico e projetos de desenvolvimento tecnológico promove a elevação do domínio tecnológico nas empresas da Base Industrial de Defesa (BID).
De acordo com o Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Rechiuti, fomentar a cooperação tecnológica no setor de defesa contribui para o fortalecimento da indústria nacional, bem como impulsiona a inovação e a competitividade no cenário global. “Foram oportunidades para que as duas partes pudessem fazer uma retrospectiva dos avanços que aconteceram ao longo do último ano nos projetos e também houve a ratificação por ambos os países da cooperação que já existe há vários anos na área de ciência, tecnologia e inovação. Também houve uma prospecção ao longo da semana de possíveis novas parcerias, tanto por parte das nossas instituições de ciência e tecnologia do Ministério da Defesa, como também outras instituições brasileiras, a academia e a indústria”, disse.
O GAN, por sua vez, tem a finalidade de ampliar e expandir a colaboração estratégica bilateral na área de aeronáutica, constituindo a mais alta instância de cooperação nesse tema entre os países, além de envolver o governo, a academia e a indústria.
Sbiw- A Semana de Inovação Suécia-Brasil é um evento promovido no Brasil pela Embaixada da Suécia a cada dois anos para fomentar oportunidades de compartilhamento de experiências e conhecimentos entre professores, especialistas, organizações e empresas dos setores aeronáutico e espacial de ambos os países.
GAN- Foi criado a partir de decisão acordada na reunião da Comissão Conjunta Brasil-Suécia para Cooperação Econômica, Industrial e Tecnológica, ocorrida em 21 de maio de 2015, no Brasil (MRE), inspirada pela aproximação entre os dois países proporcionada pelo programa Gripen.
FONTE: MD
Muito blá blá blá, mas pagar os Gripens que é bom…nada!
Boa tarde amigo Guilherme a Suécia vai comprar o kc390 porém será que a FAB tera verba para mais caças Gripen?
Obrigado
Abs.