MQ-9B STOL: Uma opção de SARP embarcado para o NAM ‘Atlântico’?

Para ampliar ainda mais a versatilidade de sua linha MQ-9B de aeronaves remotamente pilotadas, a General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) anunciou hoje que começará a desenvolver uma versão do MQ-9B STOL (Short Take Off and Landing), que inclui os modelos SkyGuardian® e SeaGuardian®. A GA-ASI está assumindo esse esforço revolucionário de engenharia para atender a um ambiente operacional em evolução em ambientes expedicionários contestados.

A GA-ASI iniciou o desenvolvimento do STOL em 2017 como parte de sua iniciativa Mojave. A capacidade STOL foi inicialmente voada em uma plataforma modificada Gray Eagle Extended Range em 2021, mas agora a empresa começará a desenvolver o MQ-9B STOL, uma plataforma já selecionada pela Royal Air Force, pelo Ministério da Defesa da Bélgica e pela Guarda Costeira do Japão. O MQ-9B STOL combinará os produtos UAS comprovados de longa duração e altamente confiáveis ​​da GA-ASI com a versatilidade para executar missões em locais mais austeros, abrindo o envelope operacional para comandantes em todas as Forças e localizações geográficas.

A configuração do MQ-9B STOL consistirá em um kit opcional de asa e cauda que pode ser instalado em menos de um dia. A aeronave principal e seus subsistemas permanecem os mesmos. Os operadores podem realizar a modificação em um hangar ou na linha de voo, oferecendo uma capacidade que, de outra forma, exigiria a compra de uma aeronave totalmente nova.

“Imagine tirar a capota rígida do seu Jeep. Você a levanta, guarda na garagem e agora você tem um veículo aberto. Se chover, você coloca a capota rígida de volta. Nós somos iguais. Pegue um MQ-9B padrão, coloque o kit STOL e depois voe”, disse o presidente da GA-ASI, David R. Alexander.

O MQ-9B STOL, que faz parte da série Mojave de aeronaves não tripuladas da GA-ASI, também apresenta uma oportunidade para operações futuras a bordo de um porta-aviões ou navio de assalto anfíbio de grande convés. As asas se dobram para que o MQ-9B STOL possa ser estacionado no convoo ou no hangar, assim como as outras aeronaves navais. Quando chegar a hora do lançamento, os operadores irão ligar a aeronave, desdobrar as asas e decolar sobre sem a necessidade de catapultas.

A GA-ASI acredita que a US Navy e o USMC tomarão nota dessa inovação, pois abre as portas para operações de ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) de longo alcance sobre as águas azuis.

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