NATO Tiger Meet na Base Aérea N.º 11, em Beja

Por Fabrizio Sartorelli

Entre os dias 2 e 14 de maio a Esquadra 301 “Jaguares” da Força Aérea Portuguesa organizou o NATO Tiger Meet na Base Aérea N.º 11, em Beja. Previsto originalmente para 2020, o exercício militar foi adiado para 2021 devido à pandemia causada pelo coronavírus.

Os principais objetivos do Tiger Meet são a criação de um exercício tático operacional de alto nível que permita aos participantes de treinar de forma realística; praticar operações diurnas e noturnas em um ambiente multi-domínio contra ameaças aéreas, terrestres e marítimas; maximizar a integração e a interoperabilidade entre os membros da NATO; fomentar o “Tiger Spirit”, respeitando as Tradições e Costumes da NATO Tiger Association.

 

Para isso, foram praticadas missões de defesa do espaço aéreo, apoio aéreo aproximado, Basic Fighter Maneuvers (“dogfight”), evacuações aeromédicas, ataque convencional com armamento guiado e de alta precisão a alvos fixos e móveis (terrestres e marítimos) e extração de militares ou resgate de civis com e sem ameaça aérea.

Um aspecto em particular torna o Tiger Meet diferente de outras exercitações militares multinacionais: os esquadrões participantes têm como símbolo um tigre (ou felino). Além disso, tradicionalmente, pelo menos uma aeronave de cada unidade tem uma pintura especial.

Nessa edição participaram a Esquadra 301 de Portugal, 335 Mira da Grécia, 21° Gruppo e XII Gruppo da Itália, Flying Squadron 1 da NATO, 313 Squadron da Holanda, 6 Eskadra Lotnictwa Taktycznego da Polônia e Fliegerstaffel 11 da Suiça. Estiveram baseadas em Beja as aeronaves de Portugal (F-16, EH-101 Merlin, AW119MkII), Grécia (F-16), Itália (Eurofighter Typhoon, HH-212, HH-101 Caesar), Polônia (F-16) e Suíça (F/A-18).

A participação da Holanda com seus F-16 foi interrompida antecipadamente devido à infecção de coronavírus em alguns dos seus militares.

Durante o período do exercício foram organizados dois Spotters Day. O número de participantes nesses dias foi limitado devido ao protocolo de segurança contra o Covid-19, que incluía o uso da máscara cirúrgica e um exame antes do inicio das atividades. As fotos a seguir foram feitas no dia 12 de maio.

Sair da versão mobile