Northrop Grumman MQ-4C Triton faz seu primeiro vôo

The Northrop Grumman-built Triton unmanned aircraft system completed its first flight May 22 from the company's manufacturing facility in Palmdale, Calif. The one an a half hour flight successfully demonstrated control systems that allow Triton to operate autonomously. Triton is specially designed to fly surveillance missions up to 24 hours at altitudes of more than 10 miles, allowing coverage out to 2,000 nautical miles. The system's advanced suite of sensors can detect and automatically classify different types of ships. (Northrop Grumman photo by Bob Brown)

O Veículo Aéreo Não Tripulado (UAS em Inglês) MQ-4C Triton da Northrop Grumman fez seu primeiro vôo.

Durante o Vôo 1h 20m a partir da fábrica da Northrop em Palmdale, Califórnia a aeronave chegou a 20.000 pés (7.000 m) de altitude.

“Nosso objetivo é amadurecer o UAS  Triton antes de apoiar a Marinha em missões de inteligência, vigilância e reconhecimento”, disse o Capitão Jim Hoke, gerente de programa Triton. “Os dados que coletaremos nos próximos anos é essencial para certificar o sistema para uso operacional.”

O MQ-4C é uma versão bastante modificada do RQ-4 Global Hawk, substituindo o equipamento de vigilância original com um radar de varredura eletrônica marítimo, dentre outras coisas.

A Marinha dos EUA encomendou 68 desses aviões de vigilância marítima de longa duração, com uma capacidade operacional inicial estimada para 2016.

O MQ-4 foi encomendado pela USN como um substituto parcial para o envelhecido Lockheed P-3C, que voou pela primeira vez em 1959. O MQ-4s são feitos para trabalhar em conjunto com a aeronave P-8 Poseidon derivada do Boeing 737, várias dos quais foram entregues para os EUA e  a Marinha Indiana.

MQ-4C Triton

A Austrália anunciou recentemente a sua intenção de solicitar informações detalhadas a Nothrop antes de uma venda, mas nenhuma aeronave foi formalmente encomendada. Vários outros países, incluindo Canadá, estão também considerando a aeronave.

Enquanto Triton está ganhando momento, o seu progenitor o Global Hawk está enfrentando dificuldades. A Força Aérea dos EUA tem planos de aposentar várias aeronaves novas do Bloco 30, que foram construídos para substituir o Lockheed U-2, devido ao alto custo e baixo desempenho. Além disso a Alemanha recentemente cancelou uma encomenda para quatro dessas aeronaves, alegando problemas de certificação.

FONTE: FlightGlobal

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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