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Home Aviação

Novo EC175 alcança recordes de subida

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
03/12/2013 - 09:59
em Aviação
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Resultados ratificados pela Federação Aeronáutica Internacional confirmam capacidade de desempenho do novo helicóptero

175Eurocopter_Anthony Pecchi (1280x853)

O EC175, helicóptero que abre novos padrões para o segmento de biturbinas médios no mercado, alcançou dois recordes de tempo de subida ampliando a validação do seu desempenho descrito no manual de voo submetido à Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) como parte do processo de certificação do modelo.

Esses resultados foram obtidos enquanto a Eurocopter se prepara para receber a certificação do helicóptero pela EASA, prevista para o início de 2014, última etapa antes das entregas para os três primeiros clientes, também no próximo ano. Em paralelo, a produção do EC175 continua em ritmo acelerado, com a entrada da 15ª unidade do helicóptero na linha de montagem da Eurocopter, em Marignane (França). No Brasil, o modelo deve receber a certificação no segundo semestre de 2014.

Os recordes, ratificados pela Federação Aeronáutica Internacional, foram de 6 minutos e 54 segundos para atingir a altitude de 6.000 metros, e de 3 minutos e 10 segundos para alcançar os 3.000 metros.

“O EC175 demonstrou que é o helicóptero mais rentável, mais fácil de pilotar e com o melhor desempenho da sua categoria”, disse Laurent Vautherin, chefe do programa do EC175. “Devemos esses resultados às equipes que desenvolveram a aeronave, em estreita colaboração com a comunidade de usuários em todo o mundo”.

Suas funcionalidades, que cobrem uma variedade completa de condições de uso, combinadas com sua velocidade e alcance fazem do EC175 o helicóptero biturbina médio de referência para diferentes missões, incluindo as de transporte aéreo para operadores de petróleo e gás, busca e salvamento, serviços de emergência médica, serviços públicos, transporte VIP e executivo.

Contribuem para a competitividade do EC175 sua velocidade de cruzeiro recomendada de 150 nós (280 km/hora) e sua velocidade máxima de cruzeiro de 165 nós (310 km/hora), todas alcançadas com níveis extremamente baixos de vibração.

O excelente desempenho da potência do EC175 inclui pairar fora do efeito solo (HOGE) com carga máxima de decolagem de 7,5 toneladas a 4.500 pés, sob condições ISA+20°C, assim como pairar com um motor inoperante (OEI), o que proporciona segurança em manobras com grua durante missões de busca e salvamento, e uma importante reserva de potência. O rendimento do EC175 em caso de falha de um motor garante a segurança em procedimentos de decolagem a partir de heli-deck (PC1) de plataformas petrolíferas com o peso máximo em condições de ISA+20°C.

Na configuração oil&gas, a autonomia do helicóptero permite transportar 16 passageiros em distâncias de até 140 milhas náuticas, chegando a 200 milhas transportando 12 passageiros.

Os altos níveis de flexibilidade e de segurança nas missões do EC175 são assegurados pelo novo sistema de aviônica Helionix, que atendendo às normas internacionais mais recentes de aviônicos, incorpora inovadores sistemas de alerta e automonitoração, ampliando ainda mais a indiscutível superioridade da proteção do envelope de voo, da assistência ao piloto automático e da consciência situacional já provadas nos helicópteros EC225 da Eurocopter.

FONTE: Convergência Comunicação Estratégica  FOTO: Eurocopter/Anthony Pecchi

Tags: Airbus HelicópterosEADSEC175EurocopterHelibras
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Comentários 3

  1. fernandobill says:
    11 anos atrás

    http://pbrasil.wordpress.com/2009/07/24/arquivos-aereo-conheca-o-eurocopter-ec-175/

    Link,explicando quais as possíveis ultilizações do EC 175.SAR,ASW ,parece já estar sendo considerada.

    Responder
  2. Gabriel says:
    11 anos atrás

    Esse seria uma boa escolha para EB ???

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      11 anos atrás

      Gabriel,
      Se eu não me engano, ele foi desenvolvido para uso civil.
      Abs,

      Responder

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