O Futuro da Tela do Caça

WAD_Wide_Area_Display_AEL_Sistemas_Photo
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Por Marta Sfredo

Desde dezembro com novo comando, a AEL toca, em Porto Alegre, o projeto do wide area display (WAD), a tela única que vai guiar os pilotos do caça Gripen, comprado pela Aeronáutica brasileira da Saab sueca.

Sérgio Horta, ex-diretor de novos negócios da Embraer que assumiu a presidência da AEL (75% Elbit, 25% Embraer), afirma que o projeto está “a mil pelo Brasil”.

Fundada em 1983, a AEL é uma das poucas brasileiras no mercado de aviônica (sistemas eletrônicos para aeronaves). Como se trata de material de defesa, há muita reserva para mostrar o trabalho já feito. Para ver o modelo do novo equipamento, só em simuladores mostrados em público.

A empresa, que produz outros itens de aviônica, já contratou todo o pessoal para desenvolver o projeto. Só para entregar o primeiro protótipo do WAD e de outro equipamento para os Gripen, o Head Up Display (HUD) no próximo ano, há 30 engenheiros na unidade da Avenida Sertório. No total, são “280 almas a bordo”, na descrição de Horta. A tela única e sensível ao toque é uma das inovações do Gripen. A maioria dos caças é equipada com três telas com diferentes informações.

– As três telas eram da geração Nintendo, a WAD é a tela da geração iPhone – compara Horta.

FONTE: Zero Hora – Coluna: Mais Economia

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