O Retorno dos Aviões ao EB: Projeto de Incorporação dos 6 C-23B Sherpa da AvEx

O Comando Logístico do Exército Brasileiro aprovou a Diretriz de Iniciação do Projeto de Incorporação do Modal Aéreo na Logística Militar Terrestre, na Região Amazônica, cuja finalidade é adquirir, receber e operar a aeronave modelo C-23 SHERPA, por meio do programa Foreign Military Sales (FMS), do Governo dos Estados Unidos da América.

Após 76 anos, o Exército Brasileiro (EB) voltará a possuir a capacidade de operar aeronaves de asa fixa. A reativação da aviação de asa fixa, por meio das aeronaves C-23 SHERPA, trará diversas vantagens para a Força Terrestre (F Ter).

Atualmente, no que tange ao modal de transporte aéreo, os planejamentos anuais dos Comandos de Operações Terrestre (COTER), Logístico (COLOG), Militar da Amazônia (CMA) e Militar do Norte (CMN) contemplam a realização de apoio logístico às Organizações Militares (OM) do Exército – particularmente aos Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) – e o transporte de civis e militares em toda a Região Amazônica (R Amz), prioritariamente com a utilização das aeronaves de asa fi xa da Força Aérea Brasileira (FAB), por contratação de Empresas Civis de transporte aéreo ou aeronaves de Asa Rotativa, da própria F Ter.



Anualmente, a 12ª Região Militar (12ª RM), sediada em Manaus (AM), gasta elevados recursos com a contratação de empresas aéreas regionais civis, para o transporte de cargas e de passageiros no CMA e no CMN. Porém, constitui-se em uma solução com grandes restrições, tais como: limitada capacidade logística das aeronaves; altos custos de contratação (restritos por limitações orçamentárias vigentes); pouca disponibilidade de rotas e horários de voo que
atendam às necessidades logísticas dos Comandos de Área; restrições ao transporte de munição e líquidos inflamáveis; além do aumento da vulnerabilidade da Força com relação ao transporte de Material de Emprego Militar em aeronaves civis.

Diversas missões logísticas e administrativas têm sido cumpridas por helicópteros da Aviação do Exército (AvEx), com custo consideravelmente alto. Cerca de 30% do total das horas de voo (HV) destinadas à AvEx são empregadas em missões de Apoio Logístico e Apoio ao Combate na R Amz.

A visualização da incorporação de aeronaves de Asa Fixa no EB, com vistas a ampliar a eficiência do modal aéreo na Logística Militar Terrestre na R Amz, decorreu da oportunidade a partir do estudo realizado pelo EB das aeronaves disponibilizadas pelos Estados Unidos da América (EUA), modelo C–23 SHERPA.

Considerando o potencial de solução do problema, a partir da disponibilidade estadunidense, o Comandante Logístico determinou a realização de um estudo técnico e operacional dessas aeronaves, em novembro de 2016, cujo resultado foi consubstanciado no Relatório Técnico Preliminar, de 10 de fevereiro de 2017.

Vantagens do emprego da Aeronave C–23 SHERPA

– Por suas características técnicas, cumpre missões com vantagens operativas e com custo consideravelmente inferior ao da atual frota de helicópteros da AvEx.

– O custo da HV é muito baixo, cerca de um quarto do valor médio da HV dos atuais helicópteros da AvEx .

– Economia de HV gastas com apoio logístico pelo 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx).

– Superioridade na relação custo–benefício, quando comparada com outras aeronaves.

– Considerável economia de recursos, com melhor atendimento das demandas operativas da F Ter na R Amz, além de menor dependência e restrições de carga impostas pelas empresas aéreas civis.

– Aumento da disponibilidade de HV da frota de helicópteros da AvEx para missões de preparo e de emprego.

– Ampliação da capacidade operacional do CMA, do CMN e do CMO, em suas diversas missões, principalmente no emprego eventual em apoio às Agências Federais, Estaduais e Municipais, no atendimento às regiões afetadas por calamidades naturais.

– Economia nas despesas anuais em transporte aéreo pela 12ª RM (contratação de empresas aéreas civis).

– Economia de 81 a 92% no valor do quilo transportado, em relação ao transportado pelos helicópteros HM-4 Jaguar (H225M) e HM-2 BlackHawk da AvEx.

Condições impostas pelo Projeto

– A manutenção das aeronaves e a modernização do Cockpit dos seis C-23 SHERPA serão realizadas nos EUA, antes de sua entrega definitiva.

– O recebimento de seis aeronaves para as operações de Ap Log e de duas aeronaves destinadas ao suprimento (itens reparáveis), inseridas no Contrato de Suporte Logístico (CLS).

– O treinamento dos pilotos, oficiais de manutenção e mecânicos será realizado no Exército Norte-Americano.

– O fornecimento de linha de suprimento por 15 anos nas instalações do 4º BAvEx, em Manaus, e de toda a documentação técnica e ferramental da aeronave.

– O fornecimento de cinco Tanques de Translado, entre outros equipamentos específicos e CLS, por dez anos, no Brasil.

– A chegada das duas primeiras aeronaves em 2021.



A Aeronave C-23 SHERPA

Para uma aeronave de apoio logístico a ser operada na R Amz, sua confi guração de “Asa Alta”, isto é, montada acima da fuselagem, permite o pouso mais facilitado em pistas não preparadas ou com preparação deficiente, característica dessa região do País.

Possui dois motores PT6A-65AR. Esse motor é fabricado pela empresa canadense Pratt & Whitney, considerado o motor turboélice mais fabricado em toda a história.

A família de turbinas PT6A-65AR é considerada de alta confiabilidade, com o Tempo entre Revisões (Time Between Overhauls – TBO) de 6.000 horas.

Um operador americano dessas aeronaves apresentou o custo de US$ 932,00, para um esforço aéreo de 400 HV / ano, cerca de ¼ do valor médio da HV dos Helicópteros da Aviação do Exército (AvEx).

Considerando as HV empregadas pela AvEx anualmente, em logística na R Amz, o seu emprego equivaleria a apenas 20% do que é gasto com os atuais helicópteros.

Os C-23 SHERPA foram fabricados em 1983 e 1984 e enviados, nos anos de 1997 e 1998, para a cidade de Bridgeport (WV), no West Virginia Air Center (WVAC), onde cada aeronave foi militarizada (Converted to C-23B+ Sherpa) para sua utilização pelo Exército Americano. Assim, sua capacidade foi ampliada para o lançamento de cargas aéreas (airdropping), lançamento de paraquedistas e operações de evacuação aeromédica para 18 macas.

O West Virginia Air Center era operado pela Bombardier Defense Services e forneceu, na oportunidade, um CLS para as aeronaves que foram operadas pela Guarda Nacional do Exército dos Estados Unidos (USARNG) e pela Força Aérea (USAF).

O modelo ainda está em uso no Serviço Florestal Americano, com 15 aeronaves. Sua capacidade STOL (pousos e decolagens curtos) fez com que a aeronave fosse usada em diversas missões de Forças Especiais.

Com capacidade para passageiros (ou tropas), tem o seu Peso Máximo de Decolagem de 12 mil kg e a carga útil máxima é de 3,5 mil kg. Equipado com dois turboélices Pratt & Whitney Canada PT6A-65AR, de 1.062 kw cada, tem velocidade máxima de 468 km/h e de cruzeiro de 422 km/h, com alcance de 1.907km.

Para as missões logísticas na Amazônia, o C-23 SHERPA é excepcional em sua capacidade de pouso e decolagem em pistas curtas, pois pode decolar com Peso Máximo de Decolagem (PMD) numa distância de apenas 564m, sem obstáculos e superando um obstáculo vertical de 15 m, em 802m, enquanto a distância de pouso (passando sobre um obstáculo vertical de 15m) é de 586 m.

Consequências Diretas do Projeto

O Projeto resultará em ações e providências decorrentes de sua implantação, relacionadas às áreas de Doutrina, Organização, Adestramento, Material, Educação, Pessoal e Infraestrutura (DOAMEPI).

Será implantada uma Subunidade de Asa Fixa no 4º BAvEx, em Manaus (AM), responsável pela operação das aeronaves.

O emprego dos C-23 SHERPA, orgânicos da Aviação do Exército, permitirá um melhor atendimento das necessidades operacionais do EB pelo aproveitamento das características técnicas do avião em relação aos helicópteros: maior velocidade, maior capacidade de transporte, maior autonomia, menor custo de manutenção, menor custo da HV, entre outras.

O Projeto ampliará a capacidade de transporte aéreo na área amazônica e está sendo planejado com base nas Normas para Elaboração, Gerenciamento e Acompanhamento de Projetos do EB – NEGAPEB, e nos fundamentos do DOAMEPI.

As grandes distâncias entre as OM do CMA e do CMN justifi cam a utilização de meios aéreos de asa fixa pelo EB, em especial os C-23 SHERPA, que possuem alcance operacional de 1.907km, podendo apoiar, de Manaus, todos os PEF em uma única pernada de voo.

 

A aeronave C-23 SHERPA apresenta características de operabilidade capaz de se adequar à Amazônia e à logística humanitária.

O Exército passará a contar com uma nova capacidade logística, a partir de 2021, cujos beneficiários diretos serão os militares e suas famílias que vivem nos PEF.

FONTE: EB
FOTOS: Ilustrativas



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