Operação Tererê: FAB inicia ensaios para realizar REVO entre KC-390 e o SC-105

Articulada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e coordenada pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), a Operação Tererê teve início em 11 de setembro com o objetivo de realizar ensaios do sistema de reabastecimento em voo (REVO) da aeronave KC-390 Millennium para a aeronave SC-105.

A fim de obter esta qualificação, a missão implica compreender profundamente o comportamento da SC-105 quando exposta à esteira de turbulência de um jato, porém, para tanto, será adotada a técnica de “aproximação gradual”, iniciando os ensaios com a aeronave turboélice KC-130H Hércules, com menos efeito de esteira.

O processo demanda uma meticulosa coleta de dados, com a instalação de sensores nas aeronaves envolvidas para registrar informações técnicas vitais. Aproveitando-se da missão, diversas inovações estão sendo implementadas pelo IPEV em sua Instrumentação de Ensaios, dentre elas a derivação de parâmetros de barramento Arinc 429, que representa um avanço significativo na manipulação e análise de dados cruciais de aviação e a instalação de extensômetros para registrar esforços estruturais em pontos diversos da aeronave recebedora. A coordenação e supervisão dessa implementação ficaram a cargo do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com a participação destacada do Chefe da Subdivisão de Análises Estruturais, Major Engenheiro Daniel Ferreira Vieira de Mattos e do Servidor Civil Milton Fernandes Garcia de Mello, cujas expertises foram cruciais para o sucesso inicial da operação.

Além disso, está sendo introduzida a arquitetura Master-Slave, que coordena e controla a comunicação entre múltiplos Sistemas de Aquisição de Dados, marcando a trajetória do IPEV rumo a excelência técnica. Nesse contexto, muitos desafios foram enfrentados, como a dificuldade de passagem de cabos entre seções pressurizadas e não pressurizadas da aeronave.

Destacam-se ainda duas inovações históricas na operação: a estreia da medição das forças aplicadas pelos pilotos em comandos do tipo yoke (coluna semicircular que o piloto deve mover para controlar a aeronave, manche específico para aeronaves de transporte), prometendo insights valiosos para toda a indústria aeronáutica nacional, e o lançamento de um aplicativo para visualização de dados em tempo real. Este último desenvolvido pelo Instrumentador da Seção de Operações de Instrumentação, 1S André Lourenço da Silva, com a colaboração do Servidor Civil Wagner de Oliveira Lima. O aplicativo promete “revolucionar a forma como os dados são visualizados e interpretados”, segundo palavras do 1S André Silva, melhorando significativamente a consciência situacional e a segurança de voo durante a operação.

Por fim, o Chefe da Engenharia de Instrumentação e da Seção de Operações de Instrumentação, Capitão Engenheiro Túlio Araújo Medeiros de Brito enfatizou a destacada atuação do IPEV na instalação independente dos extensômetros, evidenciando o investimento da Força Aérea na capacitação de seus técnicos militares e civis. “Este progresso denota uma era de mais autonomia tecnológica, beneficiando diretamente o Brasil. O compromisso contínuo do IPEV com a vanguarda da inovação e a busca pela excelência e rigor científico são reafirmados por meio desses avanços, com uma perspectiva otimista para futuros desenvolvimentos revolucionários baseados na rica experiência e expertise técnica acumulada nos Ensaios em Voo”, concluiu o Capitão.

FONTE: IPEV

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