Ordem do Dia – 61º Aniversário do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral

MARINHA DO BRASIL

1º ESQUADRÃO DE HELICÓPTEROS DE EMPREGO GERAL

01/910

São Pedro da Aldeia, RJ, 5 de junho de 2022.

ORDEM DO DIA Nº 1/2022

Assunto: 61º Aniversário do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral

Há exatos 61 anos nascia o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, a primeira unidade aérea operativa, de asas rotativas, da Marinha do Brasil. Criado pelo Aviso Ministerial nº 1.003, de 5 de junho de 1961, e ativado por meio da Ordem do Dia nº 24, de 17 de abril de 1962, assinada pelo então Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Hélio Garnier Sampaio, a bordo do Cruzador Barroso (Capitânia da Esquadra), o Esquadrão HU-1 ocupou, inicialmente, as antigas instalações do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval
(CIAAN), no quilômetro 11 da Avenida Brasil. Em 1965, foi transferido para o Hangar III da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, onde permaneceu até 1987, quando passou a ocupar as suas instalações atuais no Hangar Almirante de Esquadra José Maria do Amaral Oliveira, que recebe esse nome em homenagem ao seu primeiro Comandante.

Com a tradição desafiadora de operar e manutenir simultaneamente dois e, por vezes, até três modelos de aeronaves, desde o seu inventário inicial com três Westland Sikorsky WS-55 (carinhosamente conhecidos como “VACAS”), oriundos do saudoso NAeL Minas Gerais, e dois Widgeon UH-1, passando pelos marcantes UH-2 WASP e UH-13 (Esquilo Biturbina), até o atual composto pelos bravos UH-12 (Esquilo) e pelos novos UH-17 (H135 T3), o HU-1 teve em sua frota, ao longo de sua história, doze modelos distintos de helicópteros.

O pioneirismo, a versatilidade e a prontidão são características marcantes do nosso “TUDÃO”, alcunha recebida por esta Unidade Aérea pela grande diversidade de tarefas em que os ÁGUIAS são empregados. Atributos estes confirmados em várias oportunidades de sua rica existência, das quais destaco: o primeiro pouso, em 18 de abril de 1975, de um helicóptero, WASP UH-2, a bordo do Contratorpedeiro “Mariz e Barros”, concretizando a operação de aeronaves a bordo de navios escoltas, e a realização do primeiro pouso de um helicóptero brasileiro, WASP N-7041, no “Continente Gelado”, operando como aeronave orgânica do Navio de Apoio Oceanográfico Barão de Teffé (H-42), em 04 de janeiro de 1983, por ocasião da primeira Operação Antártica, cumprindo a tarefa de auxiliar na escolha do local onde seria instalada a futura estação antártica brasileira.

Atendendo aos desafios impostos a Aviação Naval e alinhado ao lema da Marinha do Brasil: “Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente”, o Esquadrão HU-1 teve destacada participação em uma variada gama de missões. Algumas das quais merecem destaque: apoio prestado às vítimas das enchentes que assolaram o então Estado da Guanabara, em 1966, na calamidade que ficou conhecida como “o maior temporal de todos os tempos”; a participação, com três aeronaves, em junho de 2009, nas buscas do acidente do voo Air France 447, maior operação de busca e salvamento já realizada no país; a “Operação Serrana”, em janeiro de 2011, em que nossas aeronaves realizaram o resgate de pessoas isoladas e o transporte de gêneros, em apoio às vítimas da tragédia que se abateu sobre a cidade de Nova Friburgo-RJ; e mais recentemente o apoio às populações afetadas pelas fortes chuvas ocorridas em Petrópolis-RJ e no sul da Bahia.

Na vertente operativa, o HU-1 tem mantido as tripulações de suas aeronaves prontas e adestradas, participando de praticamente todas as Comissões da Esquadra na imensidão da nossa Amazônia Azul, honrando o seu pioneirismo na consolidação do binômio navio-aeronave, razão de ser da Aviação Naval. Ainda nessa vertente, as nossas aeronaves são constantemente empregadas em missões do Corpo de Fuzileiros Navais e na segurança do
tráfego aquaviário, além de terem participado, por várias oportunidades, da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti – MINUSTAH, da Força Interina das Nações Unidas no Líbano – UNIFIL em 2016 e, de forma ininterrupta, desde 1982, de todas as 40 edições da OPERANTAR.

Completar 61 anos de existência com a expressiva marca de mais de 150.000 horas de voo, sendo as últimas, praticamente, 44.000 sem acidentes, só foi possível graças ao profissionalismo, dedicação e comprometimento de cada um dos militares que aqui estão e por aqui passaram, ÁGUIAS de hoje e de sempre, o que só aumenta a nossa responsabilidade em honrar esse valioso legado.

Olhando para o presente e para o futuro, os desafios a serem superados não serão poucos para que o Esquadrão HU-1 continue a atender as expectativas da Aviação Naval e da Marinha do Brasil. Nesse sentido, é imperativo a manutenção de uma adequada disponibilidade dos incansáveis UH-12, ainda responsáveis por parcela significativa das missões do PMPE da Esquadra, e a consolidação do emprego dos novos UH-17 e das suas capacidades, especialmente na preparação das aeronaves e tripulações para o cumprimento das próximas Comissões OPERANTAR.

Nesse momento de júbilo, em que comemoramos mais 1 ano do nosso “TUDÃO”, é fundamental e justo expressar os mais sinceros agradecimentos àqueles que fazem parte de nossa história.

Ao Comando da Força Aeronaval e ao seu Estado-Maior, pelas orientações precisas e pela constante busca de soluções para manutenção de nossa operacionalidade.

À Diretoria de Aeronáutica da Marinha, pelas instruções técnicas assertivas, fundamentais para a manutenção da disponibilidade das nossas aeronaves e dos níveis adequados de segurança de voo.

Aos Esquadrões irmãos, Organizações Militares da nossa “Macega” e Esquadrões Distritais, pelo convívio harmonioso e pela sinergia em prol de nossa Aviação Naval.

Às personalidades civis e militares que ora ingressam na Ordem dos Águias, nosso agradecimento pelo apoio incondicional aos assuntos do HU-1, representado por este singelo reconhecimento.

Aos ÁGUIAS de hoje e de ontem, Oficiais e Praças, alguns aqui presentes, por sua dedicação, amor e entusiasmo sempre demonstrados ao nosso Esquadrão. Vossas presenças emprestam um brilho especial a essa cerimônia.

Aos Águias de Ouro e de Prata, ex-Comandantes da Força Aeronaval e deste Esquadrão, respectivamente. Muito aprendemos com seus exemplos e tê-los aqui é motivo de alegria e inspiração para darmos continuidade ao vosso legado. Obrigado por abrilhantarem ainda mais esta cerimônia.

Às nossas queridas famílias, pela compreensão dos nossos períodos de ausências. Vocês são fundamentais para o sucesso deste Esquadrão, pelo apoio e tranquilidade que precisamos para cumprirmos nossa missão.

A Deus agradecemos por sua constante proteção e rogamos que continue iluminando e abençoando o nosso HU-1, nossas aeronaves e nossa tripulação.

Ao completarmos 61 anos, agradeço o trabalho e o esforço daqueles que nos antecederam, bem como reforço o compromisso de abnegação e dedicação dos que estão aqui hoje para que possamos cumprir a nossa missão de “Prover meios aéreos em apoio às Organizações Militares da Marinha do Brasil, a fim de contribuir para a consecução do apoio aéreo às operações navais”.

IN OMNIA PARATUS! PREPARADOS PARA TUDO!!!
NO AR, OS HOMENS DO MAR!!!

RODRIGO FERNANDES MONTEIRO
Capitão de Fragata
Comandante

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