Ordem do Dia alusiva aos 58 Anos do Esquadrão HS-1

1º ESQUADRÃO DE HELICÓPTEROS ANTISSUBMARINO

São Pedro da Aldeia, RJ, 1º de junho de 2023.

ORDEM DO DIA N° 2/2023

Assunto: 58° Aniversário do Esquadrão HS-1

Criado através Decreto nº 55.627 de 26 de janeiro de 1965 que estabeleceu normas para o emprego de meios aéreos para as operações navais, reformulando a Aviação Naval, tendo como consequência o Aviso Ministerial nº 0830 de 28 de maio de 1965, do Excelentíssimo Senhor Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Paulo Bosísio, que determinou a ativação imediata do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1).

Assim, começamos as nossas atividades com as aeronaves SH-34J, as saudosas “Baleias”, recebidas da Força Aérea Brasileira e utilizadas entre 1965 e 1974. Os primeiros SH-3 Sea king chegaram dos Estados Unidos em 1970, representando um passo importante para que novas marcas fossem alcançadas, com seus grandes avanços tecnológicos. Tais máquinas foram ao longo de décadas símbolo de imponência e hoje de nostalgia, aos que tiveram a honra de operá-las. Entretanto, após mais de quatro décadas de uso, novamente fez-se necessária uma
inovação para acompanhar a evolução tecnológica da Guerra Naval. Em 2012, os SH-16 Seahawk foram incorporados, aeronaves modernas e dotadas de sensores de última geração.

As três gerações de aeronaves foram mantidas e operadas de maneira segura e profissional para contribuir com a Marinha na missão de detectar, localizar, acompanhar e atacar submarinos e alvos de superfície a fim de contribuir para a proteção das forças e unidades navais.

Difícil resumir tantas tarefas realizadas ao longo destes 58 anos. Cumprimos incontáveis inspeções de manutenção nas aeronaves, afundamos navios em complexos exercícios, realizamos de forma pioneira lançamento de torpedo, pouso a bordo noturno, reabastecimento em voo com navios e voo por instrumentos em helicópteros. Transportamos desde órgãos para transplante até Chefes de Estado, retiramos náufragos do mar e ajudamos populações em situações de calamidade. Apesar da grandeza e importância de tudo que já foi
feito, nunca perdemos o foco daquela que é a nossa nobre e verdadeira vocação, operar sensores aerotransportados em voo sobre o mar, de dia e de noite, em condições que poucas Marinhas do mundo o fazem, a fim de detectar, localizar, acompanhar e atacar submarinos.

Assim, ressalto destacar algumas importantes missões cumpridas ao longo do último ano: embarcamos no Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico durante as comissões EXPERIÊNCIA DE MÁQUINAS, VSA, UNITAS, em 2022, ASPIRANTEX, ABRIGO PELO MAR e ADEREX SUPERFÍCIE/AERONAVAL/SUBMARINA/LANÇAMENTO DE ARMAS, em 2023. No Navio Doca Multipropósito “Bahia”, embarcamos na comissão UANFEX em 2022 e no Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia embarcamos na ADEREX ANFÍBIA em 2022; campanha ar solo na Marambaia, sendo realizado o primeiro adestramento do SISTEMA DE AUTO DEFESA DA AERONAVE, onde houve o lançamento de CHAFF/FLARE; resgate de náufrago da embarcação “MOBY DICK” – MACAÉ/RJ; as evacuações aeromédicas no Navio MINANUR CEBI 1 – PORTO SEGURO/BA e no Navio MSC SEASHORE – VITÓRIA/ES. Cabe destacar a consolidação da doutrina do voo assistido por Óculos de Visão Noturna em operações embarcadas a bordo do NAM Atlântico, bem como os voos de formatura noturna OVN realizado pela primeira vez na OPERAÇÃO ADEST OPRIB RETRESG 2023 com as aeronaves do Esquadrão HU-2.

Além disso, ressalta-se o ganho exponencial nos níveis de adestramento e qualificações das tripulações, fruto do recebimento do Simulador Tático Operacional de Aeronave SH-16, no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira, totalmente operacional desde novembro de 2021.

Ao longo de 58 anos, voamos cerca de 66.200 horas, sendo aproximadamente 13.500 horas em voos ASW e 500 horas de voo assistidos por OVN. Ainda realizamos mais de 16.300 pousos a bordo. Embarcamos inúmeras vezes no saudoso NAeL Minas Gerais, em Navios de Desembarque Doca e de Carros de Combate, no NAe São Paulo, no NAM Atlântico, NDCC Almirante Saboia, NDM Bahia, além de navios de Marinhas Amigas.

Essas conquistas não poderiam ser alcançadas sem o esforço, o suor, os corações e as mentes daqueles que dedicaram parte de suas existências ao nosso HS-1 que com elevado espírito de sacrifício e resiliência contribuíram com seu tempo e seu trabalho para o engrandecimento da nossa instituição. Sabemos que a chegada até este momento não foi fácil, diversas gerações de Oficiais e Praças dedicaram aqui grande parte de suas vidas profissionais e pessoais com a superação de inúmeras dificuldades.

Dentro deste contexto, ao comemorarmos o quinquagésimo oitavo aniversário de ativação do HS-1, não poderíamos deixar de agradecer:

Ao Senhor Vice-Almirante EDGAR LUIZ SIQUEIRA BARBOSA, Comandante em Chefe da Esquadra, pelas orientações e apoio para que o Esquadrão HS-1 continue avançando nas suas qualificações.

Ao Senhor Vice-Almirante AUGUSTO JOSÉ DA SILVA FONSECA JUNIOR, Comandante da Força Aeronaval e seu Estado-Maior, por suas orientações corretas e seguras.

Aos Excelentíssimos Senhores Oficiais Generais, Ex-Comandantes do HS-1, Veneráveis, Oficiais e praças, Senhoras e Senhores que nos honram com suas presenças.

Agradecemos também a Alta Administração Naval, que num cenário de recursos limitados, reconhece nossa importância, investindo recursos significativos, a fim de manter a disponibilidade e prontidão nossos SH-16.

Destaco ainda a Diretoria de Aeronáutica da Marinha, pelo apoio e orientações dirigidas para a condução das nossas operações com segurança, à Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, ao Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira, aos Esquadrões irmãos, à Policlínica Naval e ao Centro de Intendência da Marinha em São Pedro da Aldeia, por ombrearem-se ao HS-1 na missão ímpar de manter o bom nome da Aviação Naval.

Ao Capitão de Mar e Guerra GUILHERME CONTI PADÃO, Comandante do Grupo Aéreo Naval de Manutenção e sua tripulação, pelo apoio logístico e de manutenção para que nossas aeronaves continuem a voar com segurança e a cumprir as missões que nos são atribuídas.

Aos navios em que operamos agradeço, aos seus Comandantes e tripulações, pelo apoio e acolhimento quando de nossos destaques a bordo de suas belonaves.

Destaco, por fim o apoio de nossas famílias, que são componentes fundamentais para alcançarmos todas as marcas supracitadas.

“Guerreiros”, que não se deixaram abalar pelas dificuldades e que aceitaram os desafios como forma de engrandecimento profissional e pessoal, concito todos a renovar o compromisso de continuar o trabalho iniciado em 1965, e passar às próximas gerações valores mais sólidos de forma a mantermos nosso Esquadrão na proa certa, demonstrando comprometimento, resiliência, dedicação e profissionalismo, a fim de ampliar as capacidades da Aviação Naval da Marinha do Brasil.

Por fim, que Deus continue a abençoar nossa história, estes hangares, aeronaves e tripulantes.

Parabéns HS-1 pelo seu Aniversário!!

DIP GANG! MARK O DIP!
DIP GANG! BREAK DIP!
AD ASTRA PER ASPERA!
É ÁRDUO O CAMINHO PARA OS ASTROS!
NO AR OS HOMENS DO MAR!

FABIANO ROBERTO DIAS
Capitão de Fragata
Comandante

Sair da versão mobile