Os drones estão mudando o modo de combater na Ucrânia

A guerra na Ucrânia mostra que os veículos aéreos não tripulados fazem parte da guerra moderna. Os drones têm várias tarefas, desde vigilância aérea até defesa contra mísseis.

Os drones atendem aos requisitos da guerra moderna, e essa é a linha do Departamento de Defesa dos EUA. O Pentágono diz que tem apenas o drone para atender a todos os requisitos da Ucrânia. É um novo drone, ou veículo aéreo não tripulado (UAV), chamado Phoenix Ghost.

“Acreditamos que esse sistema em particular atenderia muito bem às suas necessidades, principalmente no leste da Ucrânia”, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em uma coletiva de imprensa.

Kirby disse que os EUA começaram a desenvolver o Phoenix Ghost antes do início da guerra e que o trabalho agora seria acelerado para atender ainda melhor aos requisitos da Ucrânia.

O plano é entregar mais de 120 drones como parte de um pacote de assistência militar de US$ 800 milhões (cerca de € 750 milhões).

Mas o que o Phoenix Ghost faz? Como ele difere de outros sistemas de armas?

Bem, não se sabe muito. Não há fotos. O que sabemos é que o Phoenix Ghost foi desenvolvido pela empresa de defesa americana Aevex Aerospace com a Força Aérea dos EUA. E que, de acordo com Kirby, o pessoal não precisará de muito treinamento para operá-lo.

Kirby disse que o novo drone era como os drones Switchblade mais antigos, que foram fabricados pela empresa americana AeroVironment para uso pelas forças especiais dos EUA no Afeganistão em 2012.

Drone Switchblade kamikaze

O drone Switchblade pertence à categoria de “munições loitering”. “É uma mistura entre um míssil e um drone”, disse Arthur Holland Michel, autor e membro sênior do Carnegie Council for Ethics in International Affairs, em Barcelona, ​​à DW.

As munições loitering recebem esse nome pelo modo como funcionam. Eles são lançados sem um alvo específico e circulam sobre uma área até que um alvo seja atribuído por um operador no solo, e é aí que ele atinge.

Possui sensores que podem detectar alvos emergentes. Dependendo do tamanho e peso do modelo, ele pode ficar no ar por 15 a 40 minutos, com autonomia de 10 a 40 quilômetros.

“Ao contrário de um drone grande, ele não precisa de um aeródromo ou muita infraestrutura para ser lançado”, disse Michel. “E, ao contrário de um míssil, dá-lhe tempo para identificar o alvo, obter consciência situacional e, em seguida, literalmente dirigir o drone do míssil para o alvo.”

Os drones Switchblade também são conhecidos como drones kamikaze porque se autodestroem no impacto.

Phoenix Ghost

Os drones Phoenix Ghost têm recursos semelhantes, mas não são exatamente iguais ao Switchblade, disse Kirby.

David Deptula, um tenente-general aposentado que faz parte do conselho de administração da Aevex Aerospace, foi citado pelo Politico dizendo que o Phoenix Ghost pode voar por mais tempo que o Switchblade, até seis horas.

Deptula teria dito que o Phoenix Ghost era um drone de uso único que é lançado verticalmente e que pode operar à noite com sensores infravermelhos. O drone foi eficaz contra “alvos terrestres blindados médios”, cita Deptula.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: DW

Sair da versão mobile