P-8 Entrando na Fase de Produção

Com a entrega do primeiro P-8I para a Índia em 15 de maio, e a recente conclusão do testes operacionais iniciais e a avaliação da Marinha dos EUA do P-8A, a Boeing está perto de transitar do desenvolvimento para produção do programa de patrulha marítima.

“O programa de demonstração de desenvolvimento de sistemas está 98% pronto e o único trabalho que ainda resta tem a ver com testes de fadiga”, diz Egan Greenstein, diretor de desenvolvimento de negócios do Boeing P 8. “Todo o resto está focado na produção inicial (LRIP) -2, com oito entregas para US Navy e três P-8Is para a Marinha da Índia este ano.”

No início de maio, a confluência de seis P-8s transitando de e para a linha de produção para a instalação e Check Out (ICO), no Boeing Field ilustrou o aumento da taxa de atividade com a produção elevada para cerca de uma aeronave por mês. A cena “tem despertado as pessoas para o ritmo do que está acontecendo aqui”, disse Greenstein. “Um por mês não parece muito, mas é um monte de peças em movimento.” Com a mudança prevista para a produção full-rate deverá ser aprovado ainda este ano, a fabricação é devido ao aumento nos próximos dois anos.

A Boeing está agora sob contrato para fornecer 24 P-8s de um requerimento da Marinha para 117 aeronaves, aonde está prevista a entrega da nona no final deste mês. Esta aeronave será a terceira a ser entregue a partir do LRIP-2, o segundo contrato de produção concedido em novembro de 2011. Um terceiro contrato de produção, cobrindo mais 11 aeronaves, foi recebido em setembro de 2012. Os planos estão prontos para os próximos dois lotes de produção com 13 P-8s provisoriamente programados para o ano fiscal de 2014 e 16 para o ano fiscal de 2015. A OIC no Boeing Field é dimensionada para finalizar até 24 P-8s por ano, incluindo as vendas internacionais e quaisquer potenciais derivados futuros, diz Greenstein. No entanto, mesmo com o aumento previsto do número de aeronave concluídas para a Marinha e dos P-8Is adicionais para a marinha indiana, a produção anual total da instalação será bem abaixo desse nível.” Vemos isso como gerenciável, talvez até conservador”, acrescenta.

A primeira entrega de uma aeronave ‘no país’ para a Índia este mês será seguida por mais dois aviões no terceiro e quarto trimestres do ano. A Índia tem oito P-8Is em pedidos firmes e a Boeing está otimista de que opções para mais quatro poderiam ser exercidas mais tarde, em 2013, ou início de 2014. A empresa espera manter a carteira de encomendas internacional com um contrato inicial de pelo menos oito aeronaves para a Austrália em 2014. “Prevemos um acordo de produção em 2014, após uma segunda revisão no início do primeiro semestre do ano”, disse Greenstein, referindo-se ao marco final no processo de aprovação de duas fases normalmente utilizado pela Austrália para a aquisição de um novo sistema de defesa. No geral, a Boeing prevê um requisito para “pelo menos 60” P-8s internacionais. “Temos cerca de 15 campanhas em curso em vários países”, acrescenta.

A Austrália assinou um memorando de entendimento com a Marinha os EUA para colaborar no desenvolvimento da versão mais capaz do P-8A (Incremento 2), em 2009, e em setembro de 2012 assinou um pacto semelhante para Incremento 3. “A Boeing está fazendo a engenharia para a implementação em fases do aumento de capacidade e modernização dos aviões já produzidos”, diz Greenstein. O Incremento 2 inclui o upgrade do processador acústico da aeronave para permitir a introdução do sistema multi-estático ativo coerente (MAC), de guerra anti-submarina.

O MAC será apresentado em dois blocos, ou propostas de alteração de engenharia (PAEs). ECP1 incluirá uma atualização para a interface com a estação terrestre TacMobile que atualmente suporta a frota de P-3 Orion existente. A primeira fase vai introduzir no MAC a capacidade de pesquisa acústica em águas rasas, enquanto o ECP2, cobrindo a segunda fase do MAC, irá fornecer as capacidade em águas profundas.

A segunda fase verá também a P-8A equipado com sistema de sonobóias modificadas para guerra ASW de alta altitude, bem como a capacidade de lançamento de armas anti-submarinas de alta altitude (Haawc). Sendo representado pelo torpedo Mk.54 equipado com asas de suporte que guiam o torpedo por GPS e kit de cauda, ​​que permitirá a arma a ser lançada a partir de altitudes de até 30.000 pés. A Boeing recebeu um contrato da Marinha 19,2 milhões dólares americanos para projetar e construir os kits de lançamento aéreo Haawc no início de Abril .

A capacidade operacional inicial (IOC) do incremento 2 está programada para entrar em serviço, no início do ano fiscal de 2016, e será seguida por um terceiro upgrade que irá introduzir uma arquitetura de sistemas “net-ready” para melhorias baseadas em software mais flexível e armamento para guerra anti-superfície net-enabled. O COI para Incremento 3 está programado para o ano fiscal de 2020. Sob um investimento de 138 milhões dólares que atravessa o ano fiscal de 2017, a Boeing também está conduzindo uma análise de engenharia avançada do Sensor Aéreo da Raytheon  (AAS) que possui um radar de vigilância avançado de longo alcance e alta resolução no P-8A. O AAS é um radar de matriz ativa eletronicamente escaneada com uma antena de 40 pés de comprimento alojado num pod sob a fuselagem dianteira.

O primeiro deslocamento da frota de P-8A está programado para dezembro de 2013, quando os aviões do Esquadrão de Patrulha 16, baseado em NAS Jacksonville, na Flórida, estão programados para operar de Kadena AFB, Okinawa.

FONTE: AviationWeek

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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