Parlamento suíço diz “sim” ao Gripen E

gripswiss2-5

Ontem, o Conselho de Estados (Ständerat), que é uma das duas câmaras do Parlamento suíço, votou “sim” com uma maioria absoluta para o cancelamento do teto de gastos, para a aquisição dos caças Gripen E pela Suíça

O Ständerat já havia votado a favor da aquisição de Gripen E, a nova geração de caça multi-função da Saab, e para um fundo especial de compra em março deste ano. A votação do dia 18, que foi aprovada com uma maioria absoluta de 27 votos a favor e 17 contra, para a aquisição, garantiu o apoio necessário em ambas as câmaras.

No final da sessão parlamentar atual, em 27 de setembro, ambas as câmaras do Parlamento suíço, a Ständerat e o Nationalrat (Conselho Nacional), vão revisar a nova votação e todas as decisões federais tomadas durante a sessão, o que inclui a aquisição do Gripen E.

“Este é um forte endosso ao Gripen, que é o mais moderno caça no estado-da-arte, e também a melhor opção de custo-benefício para a Suíça. O Gripen E é baseado em uma plataforma comprovada e, com a Suécia comprometida, o caça já está em pré-produção, se tornando uma aquisição de relativo baixo risco. Se os votos forem reconfirmados no final da atual sessão do parlamento, temos de ver se um referendo público, sobre a aquisição de caças Gripen, será realizado. Se confirmado, este deverá ser realizado antes que qualquer ordem de compra seja recebida”, afirma Lennart Sindahl, Vice-Presidente Sênior e Chefe da Área de Negócios Aeronáuticos da Saab.

FONTE: Saab

Sair da versão mobile