Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

PASSEX USS ‘America’ com a Marinha do Brasil: Fase Naval

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
14/08/2014 - 07:00
em Aviação
18
0
compartilhamentos
168
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

No dia 09 de agosto, ocorreram os exercícios entre a Marinha do Brasil e a US Navy. Embarcado na Fragata União, o DAN trás com exclusividade a cobertura completa da Fase Naval.

USS-America-32
USS America (LHA 6) na costa do Rio de Janeiro

Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha

exclusivoPontualmente as 9 horas de sábado (09.08) a Fragata União (F 45) suspendeu da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) para realizar a fase naval da PASSEX com o futuro Navio da Assalto Anfíbio da Marinha norte-americana (US Navy), o USS America (LHA 6), que se encontrava no Rio de Janeiro desde o dia 05.08.

Fragata-União-2
Fragata União (F 45) durante a Passex com o USS América (LHA 6)

A fase naval da PASSEX é o momento em que os navios se encontram para operar juntos no mar, realizando diversos exercícios, estreitando os laços de amizades entre as duas Marinhas e aumentando a interoperabilidade.

Qualificação e Re-qualificação de Pouso a Bordo (QRPB)

UH-13 Esquilo_QRPB_01
UH-13 Esquilo N-7063 durante QRPB com a Fragata União

Já fora da Baía de Guanabara, a Fragata União recebeu o seu Destacamento Aérea Embarcado (DAE), composto pelo UH-13 Esquilo N-7063 (Águia 63), pertencente ao 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1).

Aproveitando enquanto o USS America suspendia do Porto do Rio de Janeiro, próximo a Praça Mauá, o Águia 63 iniciou os primeiros exercícios do dia realizando QRPB.

Esquilo-HU-1---7063       Esquilo-HU-1---7063-3

Esquilo-HU-1---7063-2       Esquilo-HU-1---7063-9

O QRPB consiste em realizar vários pousos e decolagens, circuitos e aproximações por ambos os bordos do navio, visando adestrar tanto o 1P, quanto o 2P. Durante a realização do QRPB, a equipe de manobra (EQMAN), também vai se adestrando e seguindo as ordens do orientador, peiando a aeronave no convôo.

UH-13 Esquilo_QRPB_02
EQMAN peiando o UH-13 no convoo da União

Leap Frog

USS America_IlhaRasa

Na altura da praia de Itacoatiara, a Fragata União efetuou uma guinada a bombordo, afim de interceptar o USS America, que já se encontrava passando pelo Farol da Ilha Rasa. Nesta primeira etapa dos exercícios, os dois navios realizaram a manobra de LEAP FROG, que consiste dos dois navios navegarem a contrabordo, sustentando a mesma velocidade, porém, nenhum tipo de cabo é passado entre os navios participantes.

Fragata-União-13       USS-America-15

Para uma melhor abordagem de como ocorre o exercício, o editor Luiz Padilha embarcou no Águia 63 para realizar a primeira FOTEX, enquanto os navios realizavam as manobras inicias, entre outras previstas para acontecerem ao longo do dia.

USS-America-16       USS-America-17

CMG Paulo Ferreira
CMG Paulo Ferreira, Comandante do 2° Esquadrão de Escolta (ComEsqE-2) durante o Leap Frog

Ao fim do exercício, a União executou uma guinada a boreste, se afastando do America.

Fragata-União-4       Fragata-União-5

Fragata-União-8
Após o exercício de Leap Frog, a Fragata União guina a boreste em alta velocidade

Fragata-União-9       Fragata-União-11

USS America_02

Na sequência, a nossa aeronave orgânica retornou para o navio e em seguida decolou novamente para buscar o Rear Admiral Fernandez “Frank” L. Ponds, Comandante do Expeditionary Strike Group Three, que gentilmente participou de um almoço a bordo do nosso navio, e que contou com a presença do editor Guilherme Wiltgen.

Rear-Admiral-Ponds
CMG Paulo Ferreira recebendo o CA Ponds a bordo da F 45

Na sua chegada ao navio, o CA Ponds foi recebido pelo CMG Paulo Ferreira, Comandante do 2° Esquadrão de Escolta (ComEsqE-2), e pelo CF Garriga, Comandante da União. Durante sua rápida estadia a bordo, cumprimentou os oficias e sub-oficiais.

Rear-Admiral-Ponds-1
Rear Admiral Ponds cumprimenta o SO Edinei (Master-Chief na USN), Suboficial mais antigo de bordo

Na Praça d’Armas, o CMG Paulo Ferreira fez uma explanação sobre a Marinha do Brasil, passando a palavra ao CF Garriga, que fez uma apresentação sobre o navio, desde a sua incorporação até o programa MODFRAG, e sobre a atuação da União na Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).

CA Ponds CMG PauloFErreira CF Garriga
CF Garriga explicando em detalhes a participação da União na UNIFIL, observado pelo CMG Paulo Ferreira

Muito a vontade e demonstrando muita simpatia, após o almoço, o CA Ponds foi presenteado com lembranças do navio e presenteou a todos os participantes com a moeda comemorativa da viagem inaugural do USS America, designada “America visita as Américas”. O CA Ponds fez questão de falar com a taifa da União e expressar seu agradecimento pela “ótima refeição servida a bordo”, presenteando a cada um dos marinheiros com o boné do LHA 6.

Pick Up com o MH-60S Knighthawk

MH-60S Knighthawk_01

Logo após a aeronave UH-13 decolar em direção ao America, a Fragata União realizou o exercício de Pick Up com a aeronave MH-60S Knighthawk (BuNo. 166325) do Helicopter Sea Combat Squadron Two One (HSC-21), também conhecido com “Blackjacks”, baseados na NAS North Island, em San Diego.

MH-60S Knighthawk_03       MH-60S Knighthawk_04

Com a sua típica aproximação para realizar VERTREP (Vertical Replenishment) com os navios da US Navy, o “SIERRA” realizou um “cavalo de pau” e permaneceu hoverando sobre o convoo da União, enquanto seus tripulantes iniciavam o exercício.

 MH-60S Knighthawk_06       MH-60S Knighthawk_05

O Pick Up é normalmente realizado quando há a necessidade de se fazer a transferência de pessoal ou de carga leve, sem que para isso a aeronave precise pousar no convoo do navio. Neste caso, o Fiel opera o guincho (Hoist) e iça, ou baixa, a pessoa/carga para o navio ou a partir deste para a aeronave.

MH-60S Knighthawk_02

Operações Aéreas com o MV-22 Osprey

USS-America-22       USS-America-19

No período da tarde, o USS America iniciou o lançamento das aeronaves tiltrotor MV-22 Osprey, do Marine Operational Test and Evaluation Squadron Twenty-Two (VMX-22), também conhecido como “Argonauts”. Estas aeronaves estão baseadas na Marine Corps Air Station New River, na Carolina do Norte.

MV-22-Osprey
4 MV-Osprey espotados no convôo do USS America

USS-America-26       USS-America-27

MV-22-Osprey-1       MV-22-Osprey-2

MV-22-Osprey-4
MV-22 Osprey de regresso da Marambaia com 22 Marines a bordo

MV-22-Osprey-5       MV-22-Osprey-8

MV-22-Osprey-10       MV-22-Osprey-12

MV-22-Osprey-13
MV-22 Osprey pousado a bordo do USS America

Do mar e do ar, os editores do DAN observaram, e registraram, as operações aéreas conduzidas pelos MV-22 e MH-60S, além das manobras táticas que os navios realizavam durante esta etapa da PASSEX.

USS America_03       Passex_01

Esquilo-HU-1---7063-10
UH-13 Esquilo do HU-1 pousado a bordo do USS America recolhendo os dois Ship Raiders brasileiros

Esquilo-HU-1---7063-8       MH-60S

Os MV-22 realizaram surtidas até o CADIM transportando 22 Fuzileiros Navais brasileiros que se encontravam a bordo do America e trazendo de volta a bordo a mesma quantidade de Marines, que lá se encontravam em adestramento.

MH-60S-2
MH-60S Knighthawk pousando no USS America

Encerrando a PASSEX, houve uma revoada com três MH-60S e um MV-22 sobre os navios encerrando a fase brasileira da viagem inaugural do USS America, que agora parte para o Chile e Peru, antes de chegar ao destino final em San Francisco, na Califórnia, onde no dia 11 de outubro será oficialmente comissionado na US Navy.

MH-60S-1
Fim da Passex. Último MH-60S Knighthawk pousando a bordo do USS America.

NOTA dos EDITORES: O Defesa Aérea & Naval agradece a Marinha do Brasil na pessoas do VA Ilques Barbosa Júnior (Comandante-em-Chefe da Esquadra), CMG Paulo César Bittencourt Ferreira (Comandante do 2º Esquadrão de Escolta), CF Gustavo Calero Garriga Pires (Comandante da Fragata União), Ten. Renata Francisco e GM Giselle Fernandes (Comunicação Social da Esquadra), e a todos os tripulantes que não pouparam esforços em colaborar com esta matéria.

Tags: 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego GeralAmérica visita as AméricasFragata União (F 45)HU-1MH-60S KnighthawkMV-22PassexUH-13 EsquiloUS NavyUSMCUSS America (LHA 6)
Notícia Anterior

Nota Oficial da FAB sobre acidente aéreo que matou o candidato a presidência Eduardo Campos

Próxima Notícia

EB utiliza modelo exclusivo de lancha DGS para treinamento de pilotos de combate na Amazônia

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Cibersegurança

SOUTHCOM inaugura novo Centro de Operações de Rede e Segurança

13/01/2021 - 09:03
USS Gerald R. Ford na Base Naval de Norfolk.
Naval

USS Gerald R. Ford – Porta-aviões mais caro da US Navy continua com problemas de confiabilidade

10/01/2021 - 13:05
Aviação

Aerospace Maintenance and Regeneration Group (AMARG), Davis-Monthan AFB, Tucson

04/01/2021 - 12:41
Carregar mais
Próxima Notícia

EB utiliza modelo exclusivo de lancha DGS para treinamento de pilotos de combate na Amazônia

Comentários 18

  1. Jorge says:
    6 anos atrás

    Parabéns pela excelente matéria! Comprometimento, apesar dos parcos recursos de que dispomos, é o que nos coloca sempre em destaque diante de forças navais tão distintas e operacionais como a US Navy. Bravo Zulu!

    1.SG Jorge

    Responder
  2. Wesley Alves da Fonseca says:
    6 anos atrás

    Seria possível o DAN fazer uma promoção junto a uma das forças, seja MB, exercito ou FAB para nós, leitores civis, possamos conhecer e participar de exercícios? Eu por exemplo sonho voar em um caça da FAB, ou navegar a bordo de uma fragata conhecendo o dia a dia. É uma dica ao DAN.

    Responder
  3. William says:
    6 anos atrás

    Matéria digna de nota 10! Parabéns ao DAN.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Obrigado William!
      FA

      Responder
  4. Carlos B. Crispim says:
    6 anos atrás

    Até agora a melhor reportagem/sequência de fotos desse navio esplêndido dos EUA, infelizmente o que nós temos de melhor foi adquirido junto aos EUA (Seahawk), o resto está alquebrado por séculos de roubalheira e espoliação dos governos desde a época das capitanias hereditárias, mas isso é outra história.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Obrigado Carlos,
      Nós nos esforçamos justamente para isso!
      FA

      Responder
  5. Afonso says:
    6 anos atrás

    Excelente Guilherme. Parabéns.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Obrigado Afonso!
      FA

      Responder
  6. mauricio matos says:
    6 anos atrás

    Belíssima cobertura uma pena não termos uma marinha para refletir a nossa grandeza.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Obrigado Maurício!
      FA

      Responder
  7. _RR_ says:
    6 anos atrás

    Fotos excepcionais! Excelente reportagem!

    Parabéns ao DAN!

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Obrigado RR!
      FA

      Responder
  8. FRL says:
    6 anos atrás

    Belas fotografias e boa reportagem. Parabéns. Quem sabe, sabe 😉

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Obrigado FRL!
      FA

      Responder
  9. Oplita says:
    6 anos atrás

    Bela reportagem! Parabéns ao DA&N !!!

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Obrigado Oplita!
      FA

      Responder
  10. Topol-M says:
    6 anos atrás

    Bacana, espero um dia termos as condições para ter algo semelhante, digo o navio e a força expedicionaria capaz de fazer um exercício na India, Australia ou nos EUA por exemplo.

    PS: Fotos incríveis! parabéns vocês conseguiram novamente!

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      6 anos atrás

      Valeu Topol!

      Responder

Deixe uma resposta para Afonso Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Luiz em Armada Argentina controla sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE)
  • Ramos em Saab recebe encomenda de Carl-Gustaf M4 da Noruega
  • Brasil COTTA Jr em Governo da Índia pediu para adiar entrega de vacinas ao Brasil, diz ministério
  • anubys em Radar IACIT OTH 0100: Monitorando nossas águas jurisdicionais além do horizonte
  • Juarez em Exército Australiano seleciona o AH-64E Apache Guardian
  • Juarez em Nota de Esclarecimento da FAB sobre o cancelamento da licitação do Boeing 767 300ER (2020)
  • Juarez em Nota de Esclarecimento da FAB sobre o cancelamento da licitação do Boeing 767 300ER (2020)




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola

Docksta CB90 HSM – Uma embarcação multifunção para diferentes Marinhas

Privatização da Nuclep: o PROSUB corre risco?











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval