Piloto do RS é a primeira mulher no país a lançar bomba de um caça

Tenente Carla Alexandre Borges disparou em um alvo em Rosário do Sul. Força Aérea Brasileira tem três pilotos de caça mulheres.

A tenente Carla Alexandre Borges é a primeira mulher no Brasil a lançar uma bomba de um caça de alta performance. O avião pilotado pela gaúcha decolou às 11h25 desta quinta-feira (14) de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. O alvo estava localizado na Unidade de Treinamento de Saicã, em Rosário do Sul. Os disparos foram efetuados a uma altura de 3 mil metros e velocidade de 1 mil km/h.

A Força Aérea Brasileira tem três pilotos de caça mulheres. Elas se formaram no curso da aeronáutica em 2006. Carla foi a primeira a pilotar um caça de primeira linha e a lançar uma bomba. “Foi super emocionante. Cumprimos a missão com êxito. Estou muito feliz”, disse a tenente. “Ela fez uma missão excelente, melhor que a minha”, comentou o tenente-coronel Denilson José Leite Ferreira, comandante do Esquadrão Adelphi.

O lançamento só foi possível porque a piloto se formou no dia 1º de junho pelo esquadrão Adelphi, especializado em combates. A Força Aérea tem cerca de 50 aviões considerados de ponta. Em combate, cada um deles pode disparar até oito bombas de 230 quilos e dois mísseis.

FONTE: G1

Sair da versão mobile