Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Pilotos de caça da FAB participam de exercício simulado de liderança de combate na Suécia

Luiz Padilha por Luiz Padilha
23/12/2016 - 14:43
em Aviação
3
0
compartilhamentos
552
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Depois se tornarem os dois primeiros pilotos brasileiros de caças Gripen, os Capitães Gustavo Pascotto e Ramón Fórneas, da Força Aérea Brasileira, voltaram à Suécia para um treinamento avançado: a liderança de esquadrilhas em situações de combate aéreo. Entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro eles estiveram no Centro de Combate Aéreo Simulado (FLSC – Flygvapnets Luftstridssimuleringscentrum), em Estocolmo, na Suécia, para participar do Gripen Tactical Leadership Training.

Realizado anualmente, o treinamento em simuladores reúne pilotos de aeronaves Gripen. Desta vez, além dos brasileiros, participaram militares do Tailândia, República Tcheca, Hungria e Suécia.

Oito pilotos “voavam” ao mesmo tempo a cada missão em oito posições de comando em um simulador tático. Os militares treinaram a atuação em voos de pacote, quando o piloto fica em meio a cerca de 30 aviões, incluindo aeronaves de ataque, defesa e de alarme antecipado em voo.

O foco do treinamento neste ano do Gripen Tactical Leadership Trainning, do qual participaram os dois pilotos da Força Aérea Brasileira, foi a liderança tática a partir de cenários além do combate visual (BVR, do inglês Beyond Visual Range).

“Foi muito interessante a interação entre os pilotos de diferentes nacionalidades. Todos falando a mesma linguagem”, relata o Capitão Gustavo Pascotto.

Em seis das 16 missões cumpridas, os aviadores da Força Aérea Brasileira atuaram como líderes. “Foi possível observar que temos um bom nível de combate BVR, mesmo ainda não operando o Gripen. Foi interessante ver que a FAB tem maturidade nesse aspecto”, avalia o Capitão Gustavo.

O grau de realismo do simulador, com performances de armamentos e de aeronaves muito precisas, e de complexidade das situações chamou atenção dos pilotos brasileiros. O combate simulado promoveu o enfrentamento de ameaças geradas por inteligência artificial em cenários complexos, incluindo situações de deterioração de radares, falhas e interferências de comunicação. Aspectos que não podem ser treinados em voos reais por oferecerem riscos à segurança de voo. “Vivenciamos praticamente tudo sobre liderança tática BVR”, revela o Capitão Ramón Fórneas.

Esta foi a primeira vez que o Brasil participou do treinamento promovido anualmente pelo Grupo de Usuários de Gripen, mantido pelas forças aéreas dos países que operam a aeronave. A cada dois anos, os países integrantes do grupo sediam, em formato de rodízio, exercícios com voos reais. O objetivo dos organizadores é promover a troca de experiência entre os operadores para explorar os recursos da aeronave em diferentes realidades e hipóteses de emprego.

Combate BVR – A FAB introduziu a doutrina de combate BVR a partir de 2005 com o recebimento dos caças Mirage 2000 e dos F-5 modernizados. Desde então, enviou pilotos para intercâmbios e participou de exercícios internacionais como Salitre (Chile), Red Flag (EUA), Cruzex e USABRA (ambos promovidos pelo Brasil). Foram oportunidades de melhorar doutrina e tática na área, hoje treinadas diariamente nos Esquadrões de caça. “Isso foi proporcionando experiência para aperfeiçoar nossos processos”, avalia o Capitão Fórneas

A partir de 2013, a FAB também passou a enviar pilotos de caça para a Suécia para treinarem no simulador BVR. A diferença, dessa vez, foi a participação ao lado de pilotos de países operadores de Gripen.

Fonte: Agência Força Aérea, Ten Jussara Peccini
Edição: Ten Humberto Leite
Tags: F-39Gripen BRGripen NGSAAB
Notícia Anterior

Embraer vê ano difícil e busca fontes de receita

Próxima Notícia

Caças Gripen da Força Aérea Sueca em formação, celebram o Natal sobre a Suécia

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Aviação

Colaboração Real – Episódio 15: O Comando de Preparo

24/06/2022 - 15:36
Sistema de Neutralização de Mina Multi-Shot (MuMNS)
Naval

Minas flutuam entre os estoques de grãos da Ucrânia e do mundo

13/06/2022 - 12:29
Aviação

Colaboração Real 4 – Episódio 14: O Grupo Fox

09/06/2022 - 11:17
Carregar mais
Próxima Notícia

Caças Gripen da Força Aérea Sueca em formação, celebram o Natal sobre a Suécia

Comentários 3

  1. Guthem says:
    4 anos atrás

    Cara, descobri o Gripwn NG a pouco tempo
    E viciei!

    Devia ter model kit!

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      4 anos atrás

      Guthem,
      Em breve vai ter também. Hoje já existem os kits do Gripen C/D.
      Abs,

      Responder
  2. Leonardo Rodrigues says:
    6 anos atrás

    Ao DAN e demais foristas un feliz natal. Muitas coisas boas virão e que continuemos a sonhar com dias melhores para nossas FFAAs e a permanência de nossa soberania.
    Excelente matéria, bom ver nossos aviadores no top do top do mundo. Abcs

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Juarez Martins em Dr. Marcos Degaut explica a importância da BID para o Brasil
  • Koprowski em Chipre encomenda seis helicópteros Airbus H145M para a Guarda Nacional
  • Pawel em Ucrânia é aceita como membro da União Européia
  • Pawel em Ucrânia é aceita como membro da União Européia
  • Dudu em Embraer assina contrato firme para conversão de até 10 aeronaves cargueiras
  • Antonio em Exército australiano recebe mais dois Boeing CH-47F Chinook
  • Colombelli em O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial

Especial DAN 10 anos: Vídeo com Aviador Naval brasileiro voando o Gripen D em Linköping

Especial DAN 10 anos: Aviador Naval ensaia o Gripen D na Suécia











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval