Polônia – Caças voltam a realizar pousos e decolagens em estrada

Um Su-22 polonês pousa durante o exercício da Rota 604. (Iwona Wiszniewska – Clube 1. SLT/MoD)

Varsóvia – A Força Aérea Polonesa, de 10 a 14 de março, concluiu um exercício militar com o codinome “Rota 604”, como parte de seus esforços contínuos para treinar sua força aérea e as forças aliadas sobre como operar caças em vias públicas caso uma invasão russa destrua bases aéreas militares. Embora não seja a primeira vez que esta capacidade foi testada, a versão mais recente do exercício contou, pela primeira vez, com Eurofighters italianos, bem como com um dos drones TB2 fabricados na Turquia.

A “Rota 604” foi nomeada devido ao uso da estrada provincial nº 604, uma via pública usada diariamente, mas que também contém um Drogowy Odcinek Lotniskowy, ou DOL – trechos de vias públicas designados como possíveis pistas de pouso. O trecho específico, DOL Wielbark, está localizado entre a cidade de Ruskowo e Przeździęk Wielki, a sudeste de Olsztyn, no centro da Polônia.

De acordo com o Ministério da Defesa Nacional da Polônia, existem actualmente 22 DOLs na Polônia, mas apenas três estão em condições adequadas para utilização operacional. O treinamento deste ano no DOL Wielbark fez parte do exercício Kondor-2024, que visa integrar as unidades subordinadas à 1ª Ala de Aviação Tática.

“O principal pressuposto do exercício deste ano foi verificar, tanto em termos aéreos como técnicos e logísticos, a possibilidade de garantir o pouso de aeronaves no DOL, o restabelecimento da prontidão de combate e a execução de operações aéreas no DOL e todos os elementos diretamente relacionados para esse tipo de tarefa”, disse o tenente-coronel Marcin Boruta, porta-voz da 23ª Base de Aviação Tática.

Como parte do exercício de quatro dias, os caças Mig-29 Fulcrum da 22ª Base Aérea Tática em Malbork e Su-22 Fitters atacaram aeronaves da 21ª Base Aérea Tática em Świdwin, bem como o veículo aéreo de combate não tripulado TB-2 Bayraktar da 12ª Base de Veículos Aéreos Não Tripulados de Mirosławiec, revezando-se para pousar e decolar na pista comercial.

“Ao contrário do evento do ano passado, os pilotos que voam operacionalmente, realizando tarefas de combate e voos de reconhecimento diariamente, foram selecionados para operar no DOL”, disse Boruta, dando uma sensação mais real ao exercício.

No primeiro dia do exercício, 10 de março, 4 MiG-29 e 4 Su-22 realizaram manobras de aproximação baixa e sobrevoaram o DOL. No dia seguinte, dois Fulcrums e quatro Fitters realizaram manobras de aproximação baixa e toque e arremetida. Em 12 de março, 2 MiG-29 e 4 Su-22 realizaram aproximação baixa e toque e arremetida, bem como sobrevôo sobre DOL Wielbark. Além disso, um único drone TB-2 operou no DOL todos os dias.

O último dia do exercício trouxe alguns desafios operacionais do mundo real. A base de nuvens estava muito baixa, o que significa que as tentativas de pouso dos MiG-29, Su-22 e F-16 não tiveram sucesso.

Antes do início do exercício no DOL Wielbark, foi anunciado que participaria a aeronave multifuncional Eurofighter F-2000A da Força Aérea Italiana, atualmente baseada em Malbork como parte da missão de Policiamento Aéreo Aprimorado. Infelizmente, os caças não aterraram na Rota 604, apenas fazendo duas passagens baixas, mas o simples conceito de trazer caças estrangeiros para este tipo de exercício é algo que a Polônia parece disposta a repetir.

“Fora dos países escandinavos, as operações com DOL são únicas e são treinadas aqui na Polônia. Este é um aspecto adicional, interessante e que vale a pena reciclar, [então os italianos] que têm essa oportunidade querem aproveitá-la. Quem sabe eles decidam que este é um elemento que poderiam implementar no seu programa de treinamento”, disse o tenente-coronel Marcin Boruta Boruta.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Breaking Defense

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