Por que os helicópteros do US Army têm nomes de tribos ou nativos norte-americanos?

Você já deve ter notado que existe um padrão nos nomes dos helicópteros do US Army (Exército dos EUA), como Apache, Black Hawk, Chinook entre outros. Todas essas aeronaves têm nomes de tribos ou figuras nativas norte-americanas. Mas você já se perguntou por quê?

CH-37 Mojave

Os militares dos EUA têm uma longa história com os nativos norte-americanos. Os conflitos armados entre os dois eram comuns e conhecidos como Guerras Indígenas Americanas. Elas foram travadas de forma intermitente, desde o momento em que os EUA foram colonizados pelos europeus até o início do século XX.

Mas os nativos americanos também serviram como alguns dos combatentes mais ferozes dos Estados Unidos durante mais de 200 anos. Na verdade, 32 nativos americanos ganharam o maior prêmio militar do país, a “Medal of Honor”.

H-34 Choctaw

A tradição de nomear os helicópteros com os nomes do nativos norte-americanos já foi um regulamento oficial. Esse regulamento não existe mais, mas a tradição continua até os dias atuais.

Os helicópteros do Exército têm vários nomes que você reconhecerá imediatamente:

Apache (AH-64D/E)
Black Hawk (UH/HH-60)
Cayuse (OH-6)
Chinook (CH-47)
Cheyenne (AH-56)
Choctaw (H-34)
Comanche (RAH-66)
Creek (TH-67)
Iroquois (UH-1)
Kiowa (OH-58)
Lakota (UH-72A)
Mojave (CH-37)
Osage (TH-55)
Sioux (H-13)
Tarhe (CH-54)

OH-6 Cayuse

De acordo com um oficial do museu do Exército, a convenção de nomenclatura remonta de antes da separação da Força Aérea do US Army em 1947, quando o General Hamilton Howze foi designado para a Aviação do Exército. Sua missão foi desenvolver a doutrina e o caminho a seguir no que diz respeito ao emprego de aeronaves do Exército e como elas apoiariam os combatentes no terreno.

Segundo o responsável do museu, Howze não gostou dos nomes dos dois primeiros helicópteros, Hoverfly e Dragonfly. Então, ele estabeleceu instruções para nomear os helicópteros de acordo com suas habilidades.

OH-58 Kiowa

Howze disse que, como os helicópteros eram rápidos e ágeis, eles atacariam os flancos inimigos e desapareceriam, semelhante à forma como as tribos das Grandes Planícies lutaram durante as já mencionadas Guerras Indígenas Americanas.

H-13 Sioux

Ele decidiu que o próximo helicóptero produzido H-13, famoso pela série “M.A.S.H.”, seria chamado de Sioux, em homenagem aos nativos americanos que lutaram contra os soldados do Exército nas Guerras Sioux e derrotaram o 7th Cavalry Regiment na Batalha de Little Bighorn.

Provavelmente foi assim que o Regulamento 70-28 do Exército foi criado em 1969. O regulamento listava critérios sobre como os nomes populares seriam dados aos principais itens de equipamento.

MH-47G Chinook

As escolhas dos nome seguiram alguns critérios:

De acordo com o AR 70-28, as aeronaves do Exército foram especificamente categorizadas como exigindo “termos indígenas e nomes de tribos e chefes indígenas americanos”. Os nomes para escolher foram fornecidos pelo Bureau of Indian Affairs.

UH-60 Black Hawk

Outras categorias incluíam blindados, que receberiam nomes de Generais norte-americanos como o General William Tecumseh Sherman; as armas de infantaria receberiam nomes de pioneiros americanos famosos como Daniel Boone e Davy Crockett e as armas de assalto receberiam nomes temíveis de répteis e insetos, como cobra e escorpião.

O AR 70-28 acabou sendo substituído por políticas que não mencionavam esses critérios, mas está claro que a tradição continuou. Basta olhar para 2012, quando o Exército nomeou seu atual helicóptero de treinamento primário, o UH-72A em homenagem à tribo Lakota, da Grande Nação Sioux em Dakota do Norte e do Sul.

Em 10 de junho de 2012, os anciãos Lakota abençoaram ritualmente dois novos UH-72A Lakota, da Guarda Nacional do Exército de Dakota do Sul, em uma cerimônia tradicional na Reserva Standing Rock, em Dakota do Norte. Cerimônias como essas aconteceram com frequência nas últimas décadas.

Então, quando você pensar nesses helicópteros, lembre-se da agilidade, resistência e espírito guerreiro que seus nomes evocam.

FONTE: US Army
ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile